Escola deveria ensinar a educar a emoção

por Marta Relvas

"A emoção sempre considerada irracional, na verdade, é o produto da lógica do mesmo cérebro que pensa racionalmente."
Marta Relvas, 2010

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Não só habilidades matemáticas, leituras e escritas promovem a plenitude do desenvolvimento humano para a vida. É preciso que se aprenda habilidades sociais e emocionais para enfrentar o mundo globalizado e *planificado em que vivemos.

E a escola é um dos espaços para se despertar essas relações. Que não se torne mais uma proposta, mas que realmente aconteça na Educação Brasileira a inclusão no currículo escolar sobre os estudos de Habilidades Sociais e Emocionais.

O que é educar a emoção?

Educar a emoção é:

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– A habilidade relacionada com o motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações, controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas;

– Praticar gratificações prorrogadas, incentivar e estimular pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento aos objetivos de interesses comuns.

Pergunto: A escola tem desenvolvido está tarefa?

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Atualmente existe um fracasso generalizado de pessoas diante da escola. Bem, pelo menos é assim que especialistas confirmam suas pesquisas.

Será que todos são fracassados em aprender?

Ou o sistema educacional é que não atende as exigências de novos rumos diante das inovações?

E um dos caminhos que se precisa pensar é sobre desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais através da Educação Emocional e Social que são sempre negligenciadas nos bancos escolares.

Dicas para promover a educação emocional e social:

1ª) Para o desenvolvimento da Educação Emocional e Social o educador precisa conhecer as ideias relativas à educação dos hemisférios cerebrais, bem como as estruturas funcionais do sistema de recompensa e emocional, a fim entender de que maneira acontecem as emoções e como são interpretadas em processos psíquicos extremamente subjetivos.

2ª) A escola integrada com a família com foco nessa meta: unir "emoção e razão" no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de seus filhos e estudantes, pois somos um "mix" desses "ingredientes".

* Mundo planificado: quando diante de um click, as informações chegam em segundos. O mundo é plano, as notícias vêm num velocidade mais rápida que um flash, por isso considero planificado.

Marta Pires Relvas é autora do livro Neurociência e Educação – potencilalidades dos gêneros humanos na sala de aula, Ed. Wak, RJ, 2010.