O que é ejaculação precoce?

Por Arlete Gavranic

Recebi o seguinte e-mail de um leitor:

Continua após publicidade

"Ultimamente tenho chegado ao orgasmo muito rápido e as parceiras têm reclamado. Gostaria de saber se isso é ejaculação precoce?"

Embora alguns profissionais de saúde insistam em querer marcar tempo para designar se é ou não um caso de ejaculação precoce (ejacular em menos de um ou dois ou minutos), a definição atual mais aceita pela sexologia é:

Ejaculação precoce ou rápida é quando o homem goza/ejacula antes da parceira em mais de 50% das relações sexuais (estamos falando de uma parceira sem dificuldades sexuais, é claro).

Mas essa disfunção sexual pode ser situacional em função de algo que tenha provocado ansiedade e insegurança.

Continua após publicidade

Por outro lado, alguns homens sempre 'funcionaram' assim, às vezes por serem muito ansiosos, ou por terem aprendido desde cedo a serem rápidos para não serem pegos pelos pais enquanto se masturbavam ou namoravam às escondidas. Essa rapidez está relacionada a questões psico-emocionais e é um mito achar que a ejaculação precoce seja orgânica.

Mesmo assim, alguns profissionais indicam para esses casos o uso de antidepressivos, que teriam como efeito colateral retardar um pouco a ejaculação, mas também podem trazer a diminuição da libido.

O uso de medicações não é a melhor solução, pois não possibilita o aprendizado de conter a ejaculação por um tempo maior, bem como o autoconhecimento corporal que pode anteceder a ejaculação. Os remédios podem reduzir quadros de ansiedade, mas não de insegurança, um conteúdo psiquico que pode ser adormecido, mas não removido com medicação.

Continua após publicidade

Através da terapia sexual tem sido possível tratar a ejaculação precoce sem criar dependência química. Opção essa aceita por urologistas. Cito inclusive o Dr. Sidney Glina, atual presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, que no último congresso da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, realizado em setembro de 2005, foi categórico: 'Não trato ejaculação precoce por meio medicamentoso, pois essa disfunção se resolve com terapia sexual'.

O processo de terapia sexual realizado com um especialista, resulta na aprendizagem de um melhor controle ejaculatório, reduzindo a ansiedade que acompanha o desempenho sexual, trazendo a autoconfiança e o prazer. O tempo de duração do tratamento é de seis meses média, mas cada caso é um caso.

Não é impossível que a pessoa consiga resolver o problema sozinha, mas é difícil, pois o paciente precisa adquirir autoconhecimento corporal, isso é feito através de exercícios dirigidos e identificar as causas de sua ansiedade.

Uma das técnicas utilizadas em terapia sexual é a da pessoa se masturbar tentando retardar o gozo, mas não é só se masturbar, é aprender a desenvolver um controle das sensações através de exercícios.