Tenho ejaculação precoce, isso está maltratando a relação, o que devo fazer?

por Marcelo Toniette

Resposta: A ejaculação precoce, ou ejaculação rápida, está relacionada com a dificuldade no controle da ejaculação antes, durante ou logo após a penetração, ou mesmo antes que o indivíduo a deseje. O empecilho dessa dificuldade é que muitas vezes a parceira não é estimulada suficientemente para que chegue ao orgasmo.

Continua após publicidade

Vale ressaltar que a ejaculação precoce não está relacionada ao tempo em si que o homem leva para ejacular, mas com o tempo necessário para que a parceira tenha orgasmo. Se um homem, depois que penetra, leva 20 segundos para ejacular, esse tempo pode ser insuficiente para que a parceira tenha prazer. Desse modo, o controle ejaculatório não está relacionado ao alcance de um tempo pré-determinado para ejacular, mas a um consenso entre o casal.

Vários fatores podem estar relacionados à ejaculação rápida, mas geralmente está relacionada a fatores psicológicos que impedem o homem de perceber suas sensações corporais e, por sua vez, controlar sua ejaculação. Dentre esses fatores estão a ansiedade, a preocupação com o desempenho sexual, dificuldades de relacionamento com a parceira, excesso ou falta de interesse pela parceira, entre outros.

Aprendizado

O aprendizado para se controlar a ejaculação é semelhante ao quando se aprende a controlar a emissão da urina. Por meio do aprendizado, a partir do contato com os adultos, a criança aprende a perceber as sensações de controlar a emissão de urina. O controle dos esfíncteres é um dos primeiros contatos que a criança tem com as regras sociais. Visto que a prática sexual nem sempre é presente na educação, é comum que os homens no início da vida sexual apresentem ejaculação rápida.

Continua após publicidade

A falta do controle ejaculatório é umas das queixas masculinas mais comuns, mas nem todos os homens procuram ajuda para superar essa dificuldade.

A ejaculação precoce pode ser superada diminuindo a ansiedade e a autocobrança excessiva. Além disso, o principal é o aprendizado que se dá a partir da consciência de sensações corporais que antecedem a ejaculação. Essas sensações é que indicarão se você continua a estimulação erótica, ou diminui a estimulação, a fim de prolongar o ato sexual e o seu prazer e o de sua parceira. Também é fundamental que ao longo do processo do aprendizado do controle ejaculatório, que dificuldades de relacionamento do casal sejam superadas e que exista o diálogo.