Sou divorciada e há um ano tenho relação com um homem casado

por Anette Lewin

"A gente se dá bem e gostamos das mesmas coisas. Ele vive há 28 anos com a esposa, sei que a relação deles não vai bem e, de um tempo para cá, eles brigam constantemente. Acho que ele é comodista, não vai se separar. Eu, por minha vez, vou levando a situação. Estou em dúvida, caso ele se separe, se quero ou não viver com um homem novamente."

Continua após publicidade

Resposta: Talvez você esteja substituindo suas dúvidas e angústias mais importantes por outras que ainda nem aconteceram. Se ele se separar, você vai ter que tomar uma decisão frente a um fato consumado. Em geral, frente a uma realidade, fica muito mais fácil tomar decisões do que frente a suposições.

O importante, neste momento, é entender o que te incomoda de fato na relação, o que você ganha nela, e basear sua decisão de continuar ou não no presente e não no futuro.

Estou envolvida com um grande amigo de longa data, que está casado
Atualmente estou com uma sensação de abandono, pois ele demora muito para manter contato, nem um simples telefonema ele dá. Porém, quando nos falamos, ele expõe com tanta franqueza seus sentimentos, sem subterfúgios e sem me iludir. Gostaria de acalmar a mente, de deixar as coisas fluírem, pois sou muito ansiosa

Resposta: Será que você aceita mesmo a longo prazo um relacionamento sem compromisso? Será que a exposição franca de sentimentos é suficiente para você? Talvez agora seja hora de você pensar no que quer daqui para frente. Aos poucos, ele está se afastando e, às vezes, as atitudes falam mais do que as palavras. A fórmula você sabe: deixar que as coisas se resolvam por si só. A ansiedade pode diminuir se você começar a olhar para os lados novamente enxergando outros homens que podem estar por perto.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento