DESTAQUES

Enjoo fácil das pessoas. Entrei num relacionamento e quero que dure, o que fazer?

Eduardo Yabusaki 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Saber lidar com conflitos é essencial para o amor poder durar

por Eduardo Yabusaki

A diversidade de situações em que as pessoas vivem o 'ficar' não favorece o desenvolvimento de vínculos e sentimentos mais envolventes.

Isso dificulta encontrar pessoas que desejem compromisso.

Enjoar fácil pode ser real ou fruto de um desaprendizado de como é conviver com alguém diferente nas atitudes, ideias e sentimentos, o que nem sempre é fácil.

Cabe avaliar o que envolve esse enjoo. Em geral enjoa-se de comidas, perfumes, diversão... De pessoas pode-se cansar ou mesmo ter conflitos, mas enjoar parece ser uma reação de intolerância ou mesmo impaciência.

Ao iniciar um relacionamento o qual possa valer a pena e consequentemente estabelecer um compromisso, é preciso saber que divergências e diferenças irão existir e os conflitos acontecerão.

Quando se está apaixonado, tudo é muito lindo e maravilhoso, os sentimentos intensos camuflam ou abrandam os defeitos e só virtudes do outro são importantes. Entretanto, sabemos que essa paixão fulminante passa com o tempo e ambos começam a se conhecer de forma mais clara. Por vezes é aí que o príncipe vira sapo e surgem as primeiras dúvidas e questionamentos.

Condições essenciais para o relacionameto poder durar:

1ª) Lidar com com conflitos

É importante que tenha a clareza de quais são os seus interesses e o quanto essas barreiras podem ser enfrentadas e superadas, pois existem situações em que esse esforço pode ser recompensado com a superação e outras não, em que por mais que se esforce, não será suficiente para o bem-estar. Um exemplo disso, é quando ele declaradamente demonstra não abrir mão da convivência com os amigos. Entendamos aqui que a expectativa não é a de que ele abandone os amigos, mas que essa convivência seja dentro de condições que não atrapalhe a convivência do par.

Tenha claro que todas as situações de conflito indicam que algo não está bem. Portanto, merecem atenção e não devem ser ignoradas ou tratadas como algo menos importante. É preciso que se reflita e busque novas atitudes.

2ª) Entregar-se aos sentimentos

Acima de tudo, deixe-se invadir pelos sentimentos e emoções, viva intensamente tudo o que acontece. Essa pode ser a fórmula de sucesso para que um relacionamento seja duradouro.




Eduardo Yabusaki

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.