Enteados não se entendem…

por Blenda de Oliveira

"Fui casado e tenho dois filhos. Minha atual esposa tem uma filha que mora conosco. Noto que sua filha não aceita meus filhos, fico angustiado com isso. O que faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Você consegue identificar as razões que possam influenciar essa situação?

Podemos pensar em alguns aspectos. A não aceitação pela sua enteada dos seus filhos pode ter alguma influência da relação entre ela e a mãe ou, ainda, o pai.

É importante saber como sua enteada lidou com a separação dos seus pais. Qual era a expectativa dela a partir do re-casamento da mãe.

Algumas dificuldades nessas situações podem não ter uma relação direta com problemas entre enteados, mas, por meio dessas relações, algum ou alguns dos filhos comunicam insatisfações, ciúmes, desconfianças etc. Sua enteada pode estar vivendo algo parecido. A relação com os seus filhos passa a representar uma oportunidade para que ela comunique insatisfações que não consegue comunicar ou comunica, mas não é ouvida tanto quanto gostaria.

Continua após publicidade

Sugiro que converse mais profundamente com sua esposa e busquem alternativas para que possam, num segundo momento, sentar com sua enteada e conversarem. Quem sabe você possa ter uma aproximação maior e, com isso, entender o que ocorre, para agir de maneira mais eficiente.

Além disso, seria interessante você conversar com seus filhos para saber como eles estão observando essa situação.

Minhas sugestões consideram que os filhos já tenham idade para uma conversa mais aberta. Por fim, se não conseguirem encontrar alternativas, proponho que busquem um terapeuta familiar que possa atendê-los, mesmo sem filhos, e ajudá-los a lidar com essa realidade.

Continua após publicidade

A experiência mostra que é uma situação que pode mudar, mas precisa haver determinação do casal e da família. Todos precisam participar do objetivo de uma convivência tranquila para todos, mesmo que as afinidades não sejam tão grandes.