Amo meu marido, mas para o sexo ser bom preciso traí-lo. Por que isso acontece?

por Sandra Vasques

"Amo meu marido e ele é muito paciente comigo, mas na hora do sexo preciso pensar em outros homens ou situações inusitadas para poder chegar ao orgasmo e às vezes preciso traí-lo para poder ser legal entre nós. Por que isso acontece?"

Continua após publicidade

Resposta: Amar e admirar o par não garantem que o sexo seja bom, muito menos o fato de serem casados.

A educação recebida durante a infância e adolescência e as experiências ao longo da vida contribuem muito para a maneira como uma pessoa vai se permitir viver a sexualidade e buscar o prazer, tanto individualmente, quanto no relacionamento com outra pessoa.

Assim, as pessoas que se casam podem ser bem diferentes quanto ao que desejam e esperam um do outro em relação ao sexo! Enquanto alguns têm muita dificuldade de se tocar, se masturbar, receber carícias, se expressar sexualmente, outras podem ter maneiras pouco comuns de buscar realizar seus desejos, são altamente permissivos e se permitem viver todo tipo de situações. O problema é que na maioria das vezes, os casais não se dão conta dessas diferenças, nem dão grande valor ao fato de não estarem se entendendo tão bem quanto gostariam na vida sexual e continuam o relacionamento chegando até ao casamento. Aliás, existem casais que nem se permitem se conhecer sob esse aspecto, se casam sem nunca terem transado, como se só o amor garantisse o sucesso. E, repito, não garante. Assim, se durante o relacionamento o casal percebe uma dificuldade, terão que se comunicar a respeito para tentar resolver o desafio.

Quando no relacionamento a dois é necessário recorrer sempre a fantasias para conseguir chegar ao prazer, isso pode indicar que aquilo que acontece na realidade não está agradando. Assim, fazer de conta que está com outra pessoa e em outra situação pode ser bem melhor e excitar muito mais. Se a dificuldade for apenas um desencontro de ritmos, falta de informação sobre as preferências de cada um, é provável que algumas sessões francas de bate-papo possam resolver. Mas nem sempre é fácil. Conversar sobre sexo pode gerar inseguranças, constrangimento, medo de magoar o outro.

Continua após publicidade

Assim, é preciso a convicção de que só permitindo que o par saiba o que agrada ou desagrada é que as mudanças podem começar e o prazer pode acontecer de um jeito melhor para os dois. Fugir da conversa e buscar satisfação fora do relacionamento pode ser uma saída mais fácil, mas pode trazer consequências difíceis de serem administradas. Mas existem outras situações que levam alguém a recorrer a fantasias e a buscar outro relacionamento. Pode ser que a pessoa apenas goste e sinta prazer nesse tipo de comportamento. Não consegue sentir-se excitada e estimulada com um relacionamento convencional, por melhor que seja, precisa da tensão e do risco. Se for esse o caso, uma conversa com o par não vai resolver. É preciso entrar em acordo consigo antes. E, se esse jeito de ser estiver incomodando, será necessário buscar ajuda psicológica para entender o que levou a isso e então poder mudar.

Assim, é importante destacar que se um dos dois tiver dificuldades pessoais em relação ao sexo, é preciso que essas sejam resolvidas para que a conversa a dois em busca do entendimento realmente tenha um bom resultado.