DESTAQUES

Sou muito tímida em entrevista para emprego. O que eu faço?

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Naturalidade: procure ser você mesma durante a entrevista

por Roberto Santos

"Gostaria de saber como agir nas entrevistas de emprego. Tenho muita dificuldade e acho isso um grande problema. Sou extrovertida com amigos e familiares, mas quando vou a entrevistas sou muito timida."

Resposta: Seria muito fácil lhe responder que você deve agir numa entrevista de emprego como age em outras situações, ainda que essa seja a verdade.

Porém, algumas características dessa interação social diferem realmente de seu convívio com familiares e amigos, em que você é extrovertida.

Uma delas é que a entrevista de emprego tem um objetivo específico relacionado a checar a coincidência do perfil de candidatos com a vaga em aberto. Nesse sentido, o controle da situação está mais em poder do entrevistador do que do entrevistado.

Isso é bem diferente de um bate-papo informal com colegas de escola por exemplo. Aqui não há uma necessidade de controle formal por quaisquer dos interlocutores pois, geralmente, não há uma finalidade objetiva. A outra característica da entrevista de seleção, relacionada à primeira, é que (quando bem feita) a entrevista é focada em um conjunto de questões relacionadas ao perfil do cargo-alvo que pode dar pouca margem para falarmos livremente o que queremos, como quando estamos em casa.

Sobretudo, o que mais pode "pegar" com relação à diferença que você sente quanto à sua introversão em entrevistas de emprego é que nessas situações, você está sendo analisada e avaliada formalmente e o resultado dessa avaliação pode ser negativo para seus anseios -- caso o emprego seja interessante para você.

Então, uma chave para lidar com essa dificuldade de se desinibir-se em entrevistas é fazer uma autoavaliação do que você receia mostrar de si mesma, que poderá ser mal avaliado pelo entrevistador e preparar-se para corrigir sua apresentação com relação àquele aspecto de sua experiência, conhecimentos ou perfil pessoal.

Será que agir espontaneamente numa entrevista como você se comporta com seus amigos implicará em um risco para sua avaliação?

Esse é outro caminho a ser tentado -- ir à entrevista mais relaxada, procurar estabelecer algum relacionamento mais informal no início do processo, falando sobre algum aspecto corriqueiro do dia ou fazendo alguma pergunta sobre algo que observou em sua entrada na empresa ou numa leitura do site da empresa. Aliás, esse ponto é crucial para se preparar para entrevistas -- saber sobre a empresa para a qual vai ser entrevistada, pois dessa forma, ao ter elementos para fazer perguntas sobre o que leu, você traz para si, parte do controle da situação de entrevista.

Seja você mesma e boa sorte na próxima entrevista!




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.