Como conseguir entusiasmo?

por Emilce Shrividya Starling

O objetivo da vida é ser feliz. Todos nós estamos procurando por algo melhor, buscando a felicidade.

Continua após publicidade

Muitas pessoas, porém, estão procurando fora de si mesmas, em posses, em posições, nos outros, no consumismo, nas viagens, nos acontecimentos. Não estão com o objetivo de serem felizes dentro de suas próprias mentes.

Sofrem de estresse, ansiedade, medos, insônia, angústias, depressão,tristeza, solidão. E realmente, estas dores da alma, como podemos chamá-las, impedem que a felicidade se aproxime.

Os inimigos do entusiasmo

Existem muitos obstáculos que bloqueiam a fonte do entusiasmo e não permitem que se manifeste como: a raiva, a impaciência, a inveja, hábitos de criticar a si mesmo e os outros, ódio por si mesmo, baixa autoestima, falta de controle, maldade, hipocrisia, arrogância, dúvidas, indelicadeza, desrespeito, insatisfação constante, falta de gratidão, não perdoar, ferir os outros, falar sarcasticamente.

Continua após publicidade

Quando algumas dessas características se manifestam em uma pessoa, a energia do entusiasmo fica bloqueada e as virtudes ficam obscurecidas. Essa pessoa fecha o coração e se sente sem alegria de viver. Sente que nada neste mundo pode lhe trazer felicidade.

Experimenta tristeza quase todo o tempo. VIve criticando tudo, sem encontrar nenhum sabor nem interesse em nada. Ela se assemelha a uma flor seca, sem vida, árida e triste. Não dá valor ao que tem, não agradece ao que recebe, não existe leveza em seu coração. A vida é um peso que carrega e não encontra saída para seu sofrimento.

Quando a mente está negativa, com muita turbulência, é difícil experimentar gratidão e alegria. É necessário purificar a negatividade que é energia condensada.

Continua após publicidade

Precisamos limpar camadas e camadas da mente. Nossos padrões mentais, nossos “arquivos” no cérebro, que trazemos de muitas vidas, precisam ser purificados.

Como você pode sentir entusiasmo, se seu coração está queimando no fogo da raiva, no fogo dos sentimentos e pensamentos negativos, no fogo de um completo descontentamento?

Como conseguir o entusiasmo?

Para cultivar o entusiasmo, você deve praticar ações que aumentem a alegria do coração. Deve ser generoso, altruísta, bondoso, ser tolerante e paciente com você mesmo e com as outras pessoas.

As práticas do yoga como as posturas psicofísicas, os exercícios respiratórios, o relaxamento, a meditação, o canto dos mantras, a contemplação dos ensinamentos, o serviço altruístico, desenvolvem essa alegria e conectam você com seu Ser interior, fonte de todo entusiasmo.

Através dessas práticas, você começa a dissolver pensamentos tristes e dolorosos, emoções negativas e de depressão, sentimentos guardados e não resolvidos, velhos ressentimentos e rancores que mantinha armazenado em sua mente por muitos anos.

Quem tem entusiasmo manifesta Deus em seus pensamentos, palavras e ações, pois a palavra entusiasmo significa literalmente “carregando Deus no interior” ou “possuído pelo Deus interior”. É expressar as virtudes divinas de nosso interior.

Com a prática regular da meditação e do relaxamento, que são formas maravilhosas de orar, fazemos conexão com o Ser interior divino. Ao silenciar corpo e mente, nós nos acalmamos, temos boas intuições, insight, melhor discernimento, soluções para nossas dúvidas e problemas, e a sabedoria brota do interior.

Quando oramos apenas com palavras, estamos falando com Deus, quando conseguimos nos voltar para dentro, deslizar para este espaço de silêncio interior, Deus “fala” conosco através das qualidades divinas de nosso interior.

Ele se manifesta em nós através da alegria, do entusiasmo, da bondade, da compaixão, da tranqüilidade, da paz interior, da paciência.

Com essa conexão direta com o Ser interior através do apaziguamento e da tranqüilidade, encontramos um porto seguro, um apoio interior para todos os momentos, mesmo os mais desafiantes e difíceis. É nossa apólice de seguro verdadeira.

Namaste! – Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!