Saiba como manter o entusiasmo

por Emilce Shrividya Starling

Como uma criança que está sempre entusiasmada, temos que manter o espírito de curiosidade, de querer aprender coisas novas, de se maravilhar, porque enquanto durar o entusiasmo, a juventude continua conosco.

Continua após publicidade

Goste do que faz. Procure fazer tudo com boa vontade. Faça suas ações com atenção, discernimento, com consciência e presença.

Durante seus afazeres, não deixe a mente dispersa, com pensamentos negativos, criando contínuo sofrimento para você. Em vez disto, desenvolva a concentração sem esforço, aprendendo a estar presente nas ações, o que acaba com a ansiedade.

Purifique sua mente com a repetição mental do mantra Om Namah Shivaya, que significa: Eu reverencio Deus que habita em mim.

Ou pode repetir silenciosamente, várias vezes ao dia, frases mantricas como:

Continua após publicidade

“Eu sou a presença de Deus em ação”.

“Eu sou forte, forte, forte; faço parte de Deus, Deus é força e estou pleno de força”.

Viva o momento presente

Continua após publicidade

Aprenda a viver o momento presente. Pratique o apaziguamento. Viva sem as expectativas do futuro e sem carregar o fardo do passado. Assim, você sentirá mais alegria, mais aceitação de si mesmo, dos outros e da vida.

Todo o propósito de nossa vida é buscar a felicidade. Porém, precisamos compreender que a felicidade é determinada mais pelo estado mental do que pelos acontecimentos externos. Depende mais de estarmos satisfeitos com o que temos. Depende de alcançarmos equilíbrio de nossas emoções, controlando nossos pensamentos.

Esta felicidade interior que não depende das pessoas ou dos fatores externos, vem de uma mente pacífica, amável, estável, com autodomínio, onde você encontra força e apoio interior.

O entusiasmo faz com que você realize sua meta, seus ideais. Atrái boas oportunidades, boas amizades, pois as pessoas gostam de estar perto de quem emana entusiasmo.

Quais as qualidades precisamos desenvolver para sentir entusiasmo?

Na medida que vai praticando a Filosofia do Yoga, a não-violência, os ensinamentos se tornam vivos em você. Sua compreensão se aprofunda. Você vai desenvolvendo qualidades como generosidade, amabilidade, tranqüilidade, perseverança, firmeza, bondade e compaixão.

É importante se libertar da aversão por si mesmo. Parar de sabotar suas qualidades, parar de se criticar.

Comece esse processo de se amar, descobrindo qualidades em você. Com certeza você já possui muitas qualidades, mas por causa da baixa auto-estima, do sentimento de culpa, das cobranças, você não as reconhece em você.

Liberte-se do sentimento opressor de sentir-se pecador ou culpado. Permita-se aprender com a vida, com seus erros.

Procure se auto-aperfeiçoar, desenvolvendo virtudes, mas fique livre do perfeccionismo que traz preocupações que tiram o sabor da vida.

Desenvolva a aceitação por si mesmo. Conheça e respeite seu próprio valor. Desenvolva a auto-estima elevada. Contemple as qualidades que você já possui. Elogie-se e se apóie. Isto é ser seu verdadeiro amigo. É gostar de estar em sua própria e boa companhia. É viver com entusiasmo.

Pare de se comparar com os outros ou de criar metas pessoais que não podem ser cumpridas. É sabedoria compreender seus limites. Aceitar-se como você é agora.

Não fique lutando contra você e as circunstâncias. Mas compreenda bem, aceitação não é resignar-se e cruzar seus braços. Pelo contrário, quando você se aceita, melhora em todos os sentidos e vai se transformando para melhor.

Fique em Paz! Deus em mim saúda Deus em você!