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Por que período da manhã é ideal para meditar

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Compreenda que você é o criador do seu próprio destino

por Emilce Shrividya Starling

Programe tempo para ter a experiência do equilíbrio e do apaziguamento. Acorde um pouco mais cedo e dedique este tempo para você. A maneira mais incrível de melhorar sua vida é meditar. Antes do seu dia começar, pratique o recolhimento. Aprenda a silenciar a mente e desfrute da serenidade interior.

Priorize estes momentos de interiorização quanto tudo é mais silencioso em casa e na rua, quando o telefone não toca, ninguém lhe pede nada e você pode desfrutar de momentos de tranquilidade.

Não desperdice seu tempo, aproveite esta oportunidade preciosa, porque é com este tempo dedicado a você, à busca da paz interior que você pode se amar mais, amar as pessoas e ajudá-las verdadeiramente.

Não seja como as pessoas que já acordam apressadas, tomam café da manhã correndo, se apressam para se vestir, correm para o trabalho ou para seus afazeres domésticos sem entusiasmo, sempre com pressa, sem paciência e sem ânimo... E no final do dia, sentem-se cansadas e frustradas.

Não se prenda nas armadilhas da mente, que dá sempre desculpas que você não tem tempo para estas coisas, que você tem tantas obrigações, que isto é perda de tempo. Estes pensamentos vêm da mente negativa que não conhece a paz, que cria um sofrimento contínuo para você.

Vale a pena acordar mais cedo e se dedicar à arte do equilíbrio, ao treinamento da paz. Esta paz se estende pelo seu dia que se torna mais fácil. Tudo passa a fluir mais facilmente. Você se sente apaziguado, energizado e relaxado. Sente entusiasmo e determinação. Começa a ter mais confiança em você mesmo e no Ser interior que habita em você.

O compromisso de meditar todos os dias, é muito importante para se estabelecer a prática da meditação. Para se acostumar a meditar, você pode se sentar tranquilamente por quinze ou vinte minutos. E se não puder meditar de manhã, você pode meditar a qualquer momento, até antes de deitar para dormir. Com a prática você desenvolverá o hábito da meditação diária, e assim se torna capaz de meditar facilmente.

O ser humano é uma criatura de hábito. Qualquer hábito que ele cria, se torna natural para ele. Assim como você toma banho e escova seus dentes, adquira esse hábito de meditar.

Meditar é fácil. Você aprende a meditar meditando. Você apenas precisa de boa vontade e de interesse. É sentar-se em paz com você. É passar um tempo na sua própria companhia.

Como meditar

Existem muitas técnicas de meditação e um método muito eficaz é meditar com um mantra.

Quando começar a meditar, perceberá que sua mente está cheia de pensamentos. Não se pode dominar a mente pela força ou pela luta. Se você tentar suprimi-los, eles surgem ainda mais e se tornam ainda mais fortes.

Nossa mente precisa de algo para se apoiar porque sem apoio ela gira de um lado para o outro como um barco sem leme à deriva do vento.O mantra é um poderoso veículo para conduzir a mente para níveis mais profundos e tranquilos.

O primeiro passo para meditar é a postura. É aquietar e silenciar o corpo.

Você pode se sentar no chão sobre uma almofada com as pernas cruzadas ou pode se sentar confortavelmente em uma cadeira com os pés paralelos apoiados no chão.

Geralmente os ocidentais têm dificuldade em permanecer na postura de meditação de pernas cruzadas e, se este for seu caso, prefira se sentar na cadeira ou em uma poltrona, com os pés no chão, sem forçar nada. Ajude seu corpo a ficar confortável e relaxado.

Permita que sua coluna se alongue e deixe os ombros relaxados.

Coloque as palmas das mãos viradas para baixo sobre as coxas ou sobre os joelhos.

Feche seus olhos. Fique com você mesmo.

Perceba o movimento natural da respiração. Perceba que naturalmente a respiração entra e sai. Sem fazer nada para respirar observe a respiração. A respiração tem o poder de aquietar a mente e quanto mais você a observa mais tranquila a respiração se torna.

Fique presente. Observe seus pensamentos. Eles são como hóspedes que vem e vão. Sem lutar para apagar seus pensamentos, deixe-os ir e vir.

Você pode se apoiar em um mantra para ajudar a aquietar a mente. Quando inspira e expira pode repetir silenciosamente um mantra que pode ser Om Namah Shivaya. Ou pode repetir mentalmente o mantra So Ham. Ao inspirar repete So, ao expirar Ham.

Quando perceber que os pensamentos invadem sua mente gentilmente os disperse e volte sua atenção para a respiração sintonizando-a com o mantra. Faça isto muitas vezes, e aos poucos isto vai aquietando os pensamentos.

Fique alerta e ao mesmo tempo relaxado. Medite por vinte minutos.

Com a constância dessa prática, a mente vai se tornando mais dócil, menos resistente; ela por si só vai se aquietando.

Conquiste o domínio da mente com persistência meditando com regularidade e sendo gentil com você mesmo.

Sinta-se motivado e se determine a meditar, a passar um tempo com você. Escolha cultivar a paciência, a alegria, a compaixão, a bondade, o entusiasmo. Preencha sua vida com a paz e o amor do Ser interior.

Realize uma mudança em sua atitude. Seja resoluto e firme. Compreenda que você é o criador do seu próprio destino. Molde um destino melhor através da prática da meditação conquistando assim uma mente mais positiva, tranquila, silenciosa, alegre, amável, com autodomínio.

Referências bibliográficas:
Medite-Muktananda, Swami-Ed. Siddha Yoga Dham Brasil.
Iniciação ao Yoga, Hermógenes-Ed. Nova Era.




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



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