Conheça o mantra que te protege e te liberta do medo

por Emilce Shrividya Starling

A violência está em toda parte. Basta lermos um jornal, assistirmos a um noticiário para sabermos de assaltos, crimes e sequestros. E, muitos filmes, tanto na televisão e no cinema, retratam isso.

Continua após publicidade

Não podemos, porém, ficar sintonizados nesta faixa vibratória negativa, pois isto vai gerando medos e preocupações em nós. Assim, quando for possível, é bom evitar ficarmos focados nesses filmes e noticiários violentos.

Mesmo que estejamos em paz em nosso mundo interno, o mundo externo pode nos trazer violência e nos fragilizar porque somos vulneráveis. Desse modo, é importante nos proteger de eventos externos negativos através de uma mente muito positiva, da lembrança de Deus e de um mantra. (ver artigos que escrevi sobre o mantra Om Namah Shivayaclique aqui)

Energia residual

Quando passamos por algum trauma e situações estressantes, a energia residual não desaparece. Ela permanece no corpo e na mente formando vários sintomas como depressão, ansiedade, pânico, problemas psicossomáticos e comportamentais. Esses sintomas refletem que essa energia residual não foi descarregada.

Continua após publicidade

Se vivermos com medo, nós nos sentiremos desamparados e separados. Ficaremos desconfiados e solitários, afastando-nos das outras pessoas, pensando que isto nos protegerá de acontecimentos negativos imaginários.

Assim, precisamos remover as marcas do medo em nosso arquivo mental através do relaxamento, das práticas da hatha yoga, da meditação regular e do pensamento positivo. Se não fizermos isso, nos tornamos vítimas do medo e de traumas vivenciados.

Quando compreendemos que os medos são criações de nossa mente e surgem de associações mentais, nós começamos a nos libertar das tensões que eles desencadeiam. Com este entendimento, nos sentimos menos ameaçados e podemos aprender a relaxar e a superar nossos medos.

Continua após publicidade

Como o yoga nos ensina, muitos medos são fantasias de nossa mente. Uma pessoa pode imaginar que viu uma cobra em um local escuro, e sentir muito medo, com palpitações, suor e pânico. Mas, ao acender a luz, percebe que era apenas uma corda.

O medo é uma emoção natural do ser humano e, se formos de fato ameaçados, o nível de adrenalina do corpo sobre rapidamente, nosso coração bate muito forte e nem conseguimos raciocinar direito. A mente com medo pode nos dominar gerando muita ansiedade.

O que fazer nos momentos difíceis?

Dessa forma, nos momentos difíceis, precisamos contar com o apoio que existe em nosso interior. Mas, se não vivenciarmos esse apoio interno, se não alimentarmos essa fé incondicional quando tudo está bem, não conseguiremos sentir isto quando passarmos por experiências desafiadoras.

É muito importante desenvolver a atitude mental de confiança. Precisamos estar sempre conectados com os ensinamentos espirituais e Mestres elevados que nos ajudam a superar medos e dúvidas. Tomar refúgio na Luz que pode nos libertar e proteger.

Acabe com seus medos antes que acabem com você!

Relaxe, pratique a consciência da respiração, medite com regularidade.

Mantra protetor

Repita, várias vezes ao dia, o mantra Om Namah Shivaya, que significa “Eu honro Deus que habita em mim”. Esse mantra acalma, redime e protege quem o repete.

Mentalize muitas vezes: “Eu estou com Deus, Deus está comigo”; “Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó força infinita manifestai-vos.”

Para desenvolver esse estado de coragem, comece a ter fé nas palavras dos Mestres iluminados. Cultive esse estado de confiança e liberte-se de seus medos. Fique em paz! Namastê! Deus em mim saúda e agradece Deus em você.