Perseguir perfeccionismo tira alegria de viver

por Emilce Shrividya Starling

Um dos ensinamentos básicos do Yoga é: Ame a si mesmo. Goste de você com respeito e aceitação. Aceitar e se aprovar no momento presente é a chave para mudanças positivas na vida.

Continua após publicidade

Acredito que para amar a nós mesmos, precisamos eliminar a censura, a culpa, e parar de nos diminuir ou criticar. Não é ser conivente com nossos erros, e sim ter consciência deles e, com humildade, corrigi-los quando possível ou agir corretamente no futuro. Devemos nos arrepender de nossos erros e corrigi-los, mas sem a culpa que gera sofrimento a nós mesmos.

Todos nós somos imperfeitos. Lamentamos coisas que fizemos ou deveríamos ter feito. Precisamos reconhecer nossos desacertos e faltas, sem culpa excessiva, pois isso não leva a nenhum objetivo, a não ser à autopunição e baixa autoestima.

Uma das maneiras de não nos amar é quando nos julgamos com severidade, nos culpando pelo que fizemos ou deixamos de fazer. Precisamos nos libertar da rigidez da censura para conosco. Não é se recriminando ou tendo raiva de nós mesmos que iremos mudar. Pelo contrário, apenas nos desvalorizamos, e até podemos cometer os mesmos erros.

Quando alguém grita com uma criança, ela perde a alegria, fica murcha ou sai destruindo tudo pela frente. Do mesmo modo, quando sentimos raiva de nós mesmos e não nos aceitamos, nossa criança interior perde a alegria, a espontaneidade, a criatividade e a liberdade.

Continua após publicidade

Devemos considerar os acontecimentos de nossa vida como oportunidades de aprendizado e evolução espiritual. É importante libertar-se do passado. Perdoar aos outros e a si mesmo.

Para sermos mais saudáveis e contentes, precisamos nos dispor a perdoar quem nos ofendeu. E também perdoar a nós mesmos, nos aceitando como somos. Buscando o autoaperfeiçoamento sem a rigidez do perfeccionismo, que traz tanta ansiedade, nervosismo e tira a alegria de viver.

Muitas pessoas dizem que não sabem perdoar ou acham impossível fazê-lo. E algumas até se orgulham de não perdoar. Mas não entendem que ao fazer isso, estão prejudicando a elas mesmas. Muitas doenças, depressão, mal-estar, tristeza vêm de um estado interno de não perdoar.

Continua após publicidade

Para perdoar basta se dispor a perdoar. Começar a parar de remoer o passado, nem ficar relembrando acontecimentos ruins ou o que lhe fizeram. Isso é sabedoria. É compreensão. Ao perdoar a si mesmo e aos outros, uma alquimia acontece. Você se sente mais livre para respirar e para viver com mais harmonia e despreocupação.

Perdoar é se libertar do peso dos ressentimentos, mágoas e raiva guardada. Ao perdoar, podemos sentir o amor de nosso próprio coração e mais entusiasmo para saborear a vida.

Autoaceitação pode levar a mudanças positivas

Quando conseguimos nos aceitar como somos agora, nos libertando de julgamentos, censuras e culpas excessivas, estamos no caminho do amor e das mudanças positivas. Começamos a dissolver os padrões mentais negativos que nos aprisionavam e nos limitavam.

Se ficarmos esperando que alguém nos ame para nos amarmos, ou um novo emprego, ou ficarmos mais magras e elegantes, estaremos perdendo o precioso momento presente. Aqui e agora é a chave do poder da mudança para melhor.

Passo-a-passo para mudar

Portanto, comece a se valorizar agora. Liberte-se das crenças negativas que tinha a seu próprio respeito. Dissolva suas próprias frustrações e a raiva de si mesmo. Comece a se aceitar e se aprovar nesse instante presente. Valorize cada pequena conquista.

Agradeça a si mesmo por cada pequeno avanço e atos diários.

Seja paciente com você mesmo.

Seja tolerante quando recair em suas faltas e pensamentos negativos.

Recomece com confiança e determinação.

Sinta-se motivado a melhorar um pouco a cada dia com gentileza e firmeza.

Vale a pena investir em nossa paz mental e superar esses padrões mentais solidificados em nós desde criança ou adolescência. Os frutos serão mais saúde, mais entusiasmo e alegria de viver.

Como aprendi na Filosofia do Yoga, o amor faz o medo desaparecer. O amor dissolve a raiva e nos liberta da culpa. O amor é o poder que nos cura, tanto fisicamente, como mentalmente e emocionalmente.

Quando nós nos amamos, perdoarmos e nos desapegamos do passado e das experiências negativas, somos livres, mais amáveis, prósperos, criativos, saudáveis e pacíficos.

Leia aqui meu texto: Relaxe e medite deitado ao mesmo tempo.

Pratique esse relaxamento. E aproveite esses instantes em que a mente se aquieta, entrando em níveis calmos, e reprograme seu subconsciente, mentalizando frases como: "Eu me amo. Eu me aceito"; "Eu mereço amor, boa saúde. Mereço viver com conforto, alegria e prosperar"; "Mereço tudo o que é bom"; "Agradeço a Deus por todas as bênçãos que recebo".

Quando você relaxa, você entra em ondas alfa, que são ondas mentais e cerebrais mais tranquilas, e assim nesse nível mais profundo, você pode ter acesso ao subconsciente e mudar seus padrões mentais antigos. Portanto, é bom mentalizar: "Estou decidido a criar novos pensamentos sobre mim mesmo e minha vida"; "Estou decidido a afastar e dissolver os pensamentos negativos"; "Sinto-me livre e deixo ir minhas crenças limitantes"; "Eu me aprovo. Eu gosto de mim mesmo. Eu melhoro cada dia mais. E assim será".

Escolha viver no momento presente, sentindo-se bem com você mesmo, mais confiante e amoroso. Você merece ser feliz e desfrutar do momento presente, com leveza de espírito e tranquilidade no seu coração. Cuide bem de você, com amor e respeito. Namaste! Deus em mim agradece e saúda Deus em você! Fique em paz!