Como podemos melhorar o equilíbrio emocional e assim nossa qualidade de vida?

por Ana Maria Costa

Cada vez mais percebemos a necessidade de voltarmos nossa atenção para o nosso bem-estar e qualidade de vida.

Continua após publicidade

Importante e essencial na vida dos individuos para obtenção de melhores resultados tanto pessoal como profissional, o equilíbrio emocional é a peça-chave para a criatividade, produtividade e satisfação pessoal.

O que fazer quando percebemos que estamos em desequilíbrio emocional, e assim a vida não flui como deveria, nossos objetivos não são atingidos e ficamos tristes sem perspectiva para o futuro?

É preciso rever o que estamos fazendo, procurar ajuda externa para entender melhor onde e quando entramos nesta situação de descrédito conosco e com a vida.

Podemos entender um pouco como funcionamos para reverter esta situação.

Continua após publicidade

Temos um sistema cerebral que age no automático, imediatamente quando estamos em perigo, onde nossa espécie está sendo ameaçada de alguma forma. Trata-se de um bom funcionamento do nosso corpo, cumprindo a sua programação de proteção. Esta é uma condição básica para preservarmos a nossa espécie. Porém, os tempos modernos apontam para um excesso desse funcionamento. Diante de interpretações errôneas sobre as situações que estamos vivendo, onde ficamos descontrolados, acionamos este sistema que acelera nossa respiração, nossos batimentos cardíacos, aumenta nossa adrenalina e etc. Isso seria perfeito se ocorresse em um momento, conforme descrito acima, mas o que vem acontecendo com muita frequência, é que esse sistema vem sendo solicitado para qualquer situação.

Nosso sistema nervoso, ou seja nosso cérebro, não distinque a ameaça que compromete a sobrevivência física da ameaça emocional: chefe nervoso, reunião no trabalho, situação financeira mais complicada, vergonha de se expor, dificuldade de relacionamento, etc.

Precisamos aprender a controlar este sistema e deixá-lo para ser acionado nas situações corretas. Se ficamos com preocupações exageradas, passamos a interpretar tudo com muita margem de erro e consequentemente nos sentimos ameaçados e acionamos nosso sistema de alerta. Se ficamos o tempo todo nesta condição, passamos a perder energia e a alterar nosso sistema imunológico permitindo o surgimento de doenças.

Continua após publicidade

Atualmente existem técnicas fundamentais com recursos que permitem melhorar nossa performace para que possamos atingir o bem-estar, a felicidade e melhorar nossa qualidade de vida.

Há algum tempo tive a oportunidade de conhecer um programa desenvolvido nos Estados Unidos da América com o objetivo de ajudar o equilíbrio emocional. Trata-se do Biofedeeback, um software com recursos sensórios-eletrônicos – colocados no dedo indicador para captar os batimentos cardiológicos – com o qual passei a desenvolver um treino para habilidades de autocontrole e autorregulação. Este recurso é inovador no Brasil, mas desperta o interesse de muitos profissionais.

Baseado no entendimento de que ampliando o conhecimento do indivíduo sobre suas reações fisiológicas que estão em desequilíbrio (respiração, tensão muscular, batimento cardíaco, etc.), é possível ajudá-lo a controlar suas reações e emoções.

O treino consiste em controlar as reações fisiológicas mesmo diante de situações tensas. Isso ajuda no equilíbrio das reações, melhora as respostas adaptativas para continuarnos nossas vidas em vários ambientes.

O melhor que o indivíduo pode fazer é procurar o equilibirio emocional entendendo como ele funciona e a partir desse conhecimento gerenciar sua ansiedade e estresse.