Minha amiga compete comigo e me deixa nos nervos. O que faço?

por Ana Maria Costa

"Tenho 15 anos e sou estudante do curso de edificações. Tenho uma amiga muito autoritária. Ela quer tudo do seu jeito e não aceita a opinião dos demais. Ela me deixa nos nervos. Não aguento mais. Ela é muito prepotente, egocêntrica e se acha a melhor. Há uma competição entre nós, já que tiramos notas altíssimas. Ela não sabe ser amiga, me maltrata e grita comigo na frente de todos. Queria saber o que fazer nessa situação, pois choro sempre. Fico vermelha de raiva, meu rosto fica rosado. Estou vivendo dias de terror. O que posso fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: O choro aparece porque esse é uns dos recursos internos frente à raiva. Você precisa desenvolver outras formas de se expressar para dizer o que quer, sem que para isso seja agressiva. Alguma insegurança pode estar aparecendo no momento em que a pessoa a agride. Reveja o que pensa sobre você, o que acha sobre suas atitudes e capacidades. Todos nós passamos por situações onde podemos acreditar que não damos conta e isso pode aparecer no momento de uma conversa mais difícil. O conteúdo da conversa ou a maneira como a pessoa fala com você pode acionar alguma insegurança.

Rever conceitos sobre si mesma, ou seja, conhecer melhor o que pensa sobre você ajudará a promover mudanças. Assim terá mais condições de enfrentar momentos de pressão. Veja se pode fazer terapia, um psicólogo poderá ajudá-la nessas questões.