Quiroprática revoluciona tratamento de escoliose

por Alex Botsaris

Escoliose é um problema comum que afeta a coluna vertebral das pessoas, e pode comprometer bastante a saúde e a qualidade de vida.

Continua após publicidade

Estudos avaliam que entre 3 e 8% das pessoas sejam portadoras de escoliose.

Desses, cerca de um terço possui as formas mais severas dessa doença, que causam muitos sintomas. Até recentemente os tratamentos clínicos para escoliose eram pouco eficientes, e o tratamento cirúrgico, traumático e sujeito e complicações pós-operatórias. Agora uma esperança se abre, com o surgimento de um novo tratamento, criado a partir da combinação dos conhecimentos de ortopedia, de *quiroprática e da medicina chinesa.

Essa nova abordagem foi desenvolvida por um grupo de médicos e quiropratas americanos. Esses profissionais, liderados pelo Dr. Dennis Woggon, estavam insatisfeitos com os resultados pífios dos tratamentos clínicos para escoliose e resolveram buscar novos caminhos. Revendo toda literatura sobre o assunto, o grupo começou a fazer testes com novos aparelhos e técnicas, alcançando resultados cada vez melhores. Os bons resultados levaram a fundação de uma ONG chamada Clear Institute, dedicada ao estudo e ao tratamento de escoliose.

A escoliose é considerada uma doença idiopática pela medicina, ou seja, sua causa é ainda desconhecida. O que esses pesquisadores descobriram é que a escoliose tem um importante componente neuromuscular. Isso significa que músculos e nervos participam do processo de doença. Um excesso de estímulo dos nervos, e de tônus dos músculos vai puxando a coluna na direção errada, criando ou agravando o problema. Usando essa informação os pesquisadores desenvolveram um processo, onde os exercícios e tratamentos são aplicados, ao mesmo tempo que, uma técnica de modulação neuromuscular, é empregada, para modificar a forma com os nervos e músculos reagem. Com isso os resultados dos tratamentosé mais efetivo, obtendo-se uma remodelação da estrutura da coluna vertebral.

Continua após publicidade

Os pesquisadores do Clear Institiute desenvolveram máquinas onde algumas regiões do corpo recebem um estímulo, seja de pressão, vibração, ou outro canal sensorial, ao mesmo tempo que trações e manipulações são aplicadas sobre a coluna. Esses aparelhos têm várias formas, incluindo cadeiras, sustentações altas, com a forma de duchas, e sistemas de tração com faixas, onde a pessoa fica em média 30 a 45 minutos recebendo o tratamento. Os resultados aparecem logo nos primeiros dias de aplicação dos aparelhos. Até pessoas com escoliose mais severa, aquelas com mais de 40 graus de desvio, conseguem resultados significativos.

Não existe ainda no Brasil, esse tratamento, mas o sucesso fez o Clear Instutute se instalar em várias cidades americanas, e tem se organizado para receber pacientes de outros países.

Após um contato com o instituto, que é uma ONG de pesquisa, há uma orientação de como proceder para fazer o tratamento completo, com correção do desvio na coluna. Para os portadores de escoliose que possuem condições de ir aos Estados Unidos, o Clear Institute é uma promessa de solução para seus problemas de saúde.

Continua após publicidade

* Quiropraxia: Sistema terapêutico dedicado para corrigir mecanicamente, por meio da destreza manual do terapeuta, diversas deficiências orgânicas das articulações, músculos e coluna vertebral. Foi desenvolvida por David Daniel Palmer no fim do século de XIX.

Mais informações: www.clear-institute.org