Até que ponto se esforçar para agradar ao par?

por Eduardo Yabusaki

Por que existem pessoas que precisam agradar para se sentirem aceitas ou reconhecidas?

Continua após publicidade

Num relacionamento é importante que as partes se esforcem para agradar ao outro para evitar desgaste na convivência?

É preciso cuidado ao pensar sobre isso para não gerar confusões no relacionamento. Agradar ao outro no cotidiano do casal é importante. Porém, agradar não deve se sobrepor a características individuais, desejos, gostos…

Ato de agradar positivo e não positivo

É preciso entender o que está por trás do ato de agradar ao outro. O agradar positivo é aquele que parte, espontânea e despretensiosamente do par que faz aquilo simplesmente por saber que é do agrado do outro, por querer o bem do outro ou mesmo promover um bom momento entre ambos; e desde que essa iniciativa não vá contra os seus princípios ou gere incômodo ou angústia.

Continua após publicidade

O agradar não positivo é aquele que feito contra a vontade, de modo forçado ou desprovido de satisfação. Faz meio que por obrigação, só por que é do gosto do outro. Ou quando tem insegurança envolvida, como: agradar o outro por receio de não ser aceito, ou não querer ser rejeitado; e ainda por medo do abandono; fazer tudo pelo outro por não se sentir seguro no relacionamento e para não perdê-lo: "é melhor fazer tudo que o agrade".

O agrado deve ser promovido de forma que ambos tenham ganhos, ou seja, quem faz o agrado também aproveite o ensejo. Talvez não pelo evento em si, mas pelo bom reflexo que isso traz para a boa convivência entre ambos.

Portanto, o agradar ao outro não pode envolver sentimentos de aviltamento, contrariedade, sofrimento, angústia, incômodo, nada que vá deixá-lo em dúvida se vale ou não viver a situação.

Continua após publicidade

A dedicação de ambos em poder agradar ao outro deve ser natural e não encarada como excepcionalidade, isso dá menos margem para que esse gesto se torne um problema.

Reforço aqui, agradar pode se tornar prejudicial quando passa a ser algo forçado para sentir-se aceito, o que em todo começo de relacionamento é bastante comum. Quando se está no auge da paixão, isso pode não ser tão incômodo, mas com o passar do tempo e com a convivência mais íntima, pode se estabelecer uma obrigatoriedade e isso passar a incomodar.

Portanto, o mais importante não é o agradar ou não, mas sim avaliar o que está por trás disso. Antes de ficar encanado (a), procure avaliar a situação.

O que esta por trás de me minha atitude em querer agradar?

1. Procure identificar o porquê de querer agradar ao outro, se pelo desejo e boa convivência mesmo, ou se por alguma insegurança ou temor;

2. Não receie agradar, desde que não seja contra sua vontade ou desprazeroso para você;

3. Tenha sempre claro o seu limite, não o exceda, pois certamente isso promoverá sentimentos negativos posteriormente;

4. Foque sempre no seu bem-estar e consequentemente no relacionamento e no seu par.