Amizade e afinidade: como transformá-las em namoro?

por Eduardo Yabusaki

Pessoas solteiras e disponíveis para viver um relacionamento reclamam que têm dificuldade de encontrar um par amoroso. Acabam por ficar descrentes na possibilidade de encontrá-lo e passam a se dedicar a outros aspectos de suas vidas, também importantes como: trabalho, família, amigos…

Continua após publicidade

Dedicam-se ao trabalho para uma melhor colocação; aos amigos que acabam exigindo atenção; à família de origem; fazem cursos, não restando muita paciência e energia para dedicar-se à busca de um par.

Nesse cotidiano surge a figura do amigo (a), muito próximo com quem compartilha atividades, diversão, por vezes confidências, e que se mostra muito interessado, disponível em ajudar e muitas vezes aconselhar com sua visão e dicas que orientam em momentos críticos.

Ideias diferentes passam a fazer parte dos pensamentos:

– Quem é essa pessoa que se torna tão íntima e próxima, com quem sinto-me tão à vontade e amparada?

Continua após publicidade

– Será que essa amizade pode ser mais que isso, de repente virar um namoro?

– Posso estar me sentindo atraída ou envolvida por esse amigo (a)?

Essa situação pode acontecer. Afinal, duas pessoas que vivem uma relação tão próxima podem criar outros interesses e desejos, mas com os quais podem sentir-se confusas ou receosas em manifestar e expor, podendo deixar passar uma oportunidade de ouro.

Continua após publicidade

Quando perceber que possui sentimentos que transcendem à amizade, avalie-os e encontre o momento para manifestar tais sentimentos; não vale a pena deixar de vivê-los ou demonstrá-los por circunstância alguma, portanto tenha cuidado sim, mas não prevenção demais.

Cinco passos para ajudá-la a sentir-se mais segura e confiante:

1º) Manifeste seus sentimentos de afeição, atração e carinho da forma mais natural e espontânea, de um jeito que se sinta o mais confortável;

) Observe a receptividade do outro lado, se é tranquila e natural, ou se constrange ou inibe seu amigo, procure não forçar uma situação, mas também não desista logo de cara;

3º) Não receie expor verbalmente se questionada, fale abertamente de seus sentimentos e atratividade que está sendo gerada;

4º) Não tema se de imediato não for recíproco, sua iniciativa pode fazer com que a pessoa passe a se observar e te observar de forma diferente, com um outro olhar e que até então não era considerado;

5º) Não desista rápido, lembre-se que a perseverança pode vencer barreiras que inicialmente pareciam intransponíveis, mesmo que do outro lado a pessoa conclua que não seja possível um relacionamento mais íntimo e envolvente, no mínimo permanecerá a amizade.

Para viver um grande amor e um relacionamento compromissado, tudo vale a pena. Portanto, acredite sempre, vá a luta e seja feliz!