Para avaliar se você é bem-sucedido, é preciso olhar para trás

por Lilian Graziano

Já mencionei neste mesmo espaço, que a felicidade é algo que se encontra a partir de dentro da gente, de nossas escolhas – e do quanto as conectamos à nossa essência e a emoções positivas. Enquanto falamos disso, porém, vivemos sob a égide de um sem-número de definições para o sucesso, como algo que se busca, se alcança como se ele estivesse fora de nós. E nunca estivemos tão frustrados nessa busca …

Continua após publicidade

Não se trata de equiparar um ao outro: felicidade não é sucesso – nem vice nem versa. Mas proponho refletirmos, novamente, sobre como enxergamos uma das questões mais presentes em nossas vidas: como obter bem-estar, felicidade e … sucesso? Afinal, quem não quer ser bem-sucedido, feliz e de bem com a vida? E ainda, será que a felicidade é algo que se possa "obter"?

A literatura existente sobre o tema nos faz concordar que sim… isso é algo que podemos TER. Não bastasse essa ideia, vende-nos o conceito de um sucesso que deve nos mobilizar "em busca de", adiante, para algum lugar que não sabemos onde (ou que pensamos saber). Ingenuamente, então, pergunto: "Ora, não seria a mesma coisa? Não deveríamos buscar sucesso 'adentro', 'ao fundo' de nossa existência, como sugiro buscarmos a felicidade?"

Essa é a minha visão, muito embora saiba que a ideia vigente de felicidade, na medida em que erroneamente é confundida com prazer, também aparece associada àquilo que se encontra "por aí", seja em produtos ou experiências. O fato é que, a despeito dos conceitos equivocados, ditados pela sociedade de consumo, no caso da felicidade, ainda é mais fácil compreendermos que ela deve ser encontrada dentro de nós mesmos. O sucesso, por sua vez, segue uma determinação externa, difícil de se converter naquilo que se deseja verdadeiramente, a partir de valores próprios e de fatores marcados pelo que há de íntimo no indivíduo. O que a seguir explico.

Sucesso, ou melhor, o "homem de sucesso" foi forjado em um contexto capitalista, massificante, como característica de um ser idealizado em uma performance de produtividade regida pelo capital, pela Nova Ordem Mundial, associado à figura do empreendedor, do homem que segue as normas e que acumula riquezas e virtudes burguesas.

Continua após publicidade

Antes que a guerra entre "burgueses conservadores" e "socialistas" travada nas redes sociais chegue até este artigo, digo que não é uma crítica, mas uma constatação, e deixo as posições ideológico-políticas de lado para ater-me SOMENTE a essa constatação, que não é minha, mas de sociólogos que são referências clássicas – podemos citar, principalmente, Robert Castel.

Não podemos dizer que Freud tinha razão, que a civilização é um mal-estar danado. Mas, se os nossos desejos não são os das massas, devemos assumir nossa individualidade e originalidade.. Daí a dizer que devemos construir uma ideia paralela de sucesso, que se adapte à nossa realidade. E por que não?

Se sucesso, pra você, não é ganhar dinheiro, o que é? Se não é uma posição de destaque na empresa em que está? O que é? Em qual empresa e fazendo o quê? Estudos de institutos como o Gallup equacionam nossa felicidade e bem-estar com peso, sobretudo, em propósito de vida e não em nenhum status – outras pesquisas comprovam que o alto PIB de um país não garante a felicidade de sua população. Então há que se proporcionar muito autoconhecimento para que as pessoas se desvinculem desse "sucesso" que é quase um "bem tangível", e compreendam que o sucesso verdadeiro nada mais é do que a certeza do cumprimento do sentido da sua existência.

Continua após publicidade

Essência do sucesso

Podemos adotar uma ideia mais essencial de sucesso: de performance, sim – mas daquilo que melhor se pode fazer, com as condições presentes e segundo nossos desejos e motivações. Que sujeito não se considera bem-sucedido, quando olha para trás e vê que não corrompeu seus valores, deu o melhor de si, conquistou o melhor que podia de acordo com o contexto (e não falo só daquilo que é material), e não se arrepende (da maior parte) desses feitos?

Aproveite o individualismo também trazido pela Nova Ordem Mundial e repita, para si, como um verdadeiro trava-línguas: seu sucesso é seu. E só seu! Eis o mantra de uma nova Era, em que ficará claro que nossa essência em movimento pode "curar" qualquer frustração.