E quando o estresse atrapalha o desempenho sexual?

por Sandra Vasques

"Ando ultimamente muito estressada e sinto que isso está atrapalhando meu desempenho sexual. O que posso fazer para me ajudar?"

Continua após publicidade

Resposta: Nos dias de hoje, precisamos ficar atentos ao número de exigências que fazemos para nós, bem como ao ritmo de vida que estabelecemos, pois interferem diretamente em nossa qualidade de vida. Isto somado ao fato de termos que lidar com situações que nos surpreendem, nos entristecendo ou frustrando, e que precisaremos também administrar.

Cada situação nova que enfrentamos, boa ou má, exige um empenho do organismo como um todo para adaptar-se e possibilitar uma adequação positiva e/ou um bom desempenho. Esse empenho consiste de uma série de alterações no funcionamento do corpo e na mente, que nos coloca em alerta e mais prontos a reagir ao perigo ou ao desafio.

No primeiro momento de reação do organismo ao que podemos chamar de agente estressor, o sistema nervoso é diretamente envolvido e conduz a um aumento da liberação de determinadas substâncias, como a adrenalina e o cortisol. Essas, provocam, dentre outras alterações, o aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, da frequência respiratória, dos níveis de açúcar no sangue e uma diminuição das defesas do organismo. Paralelamente, também há a redução de algumas funções que não são consideradas tão importantes de manter em uma situação de urgência, como a libido. Afinal, seu organismo entende que não dá para se interessar por sexo, quando tem “um leão” na sua frente te ameaçando! A questão é que os leões de hoje em dia podem ser desde o trânsito congestionado que consome um tempo precioso, como a tarefa de ter que combinar trabalho, filhos, questões pessoais, ou a administração de problemas familiares, no relacionamento, e tantos mais que poderíamos enumerar.

Se o agente estressor persistir, ou seja, o "leão" não foi embora e teremos que continuar lidando com esse fato, nosso organismo vai incorporando o ritmo novo na tentativa de buscar o equilíbrio, e procurando voltar ao normal. Mas se ao invés de um "leão", aparecem dois, três e mais a cada dia, o esforço exigido do organismo é demais e então vem a terceira etapa de reação ao estresse, que é o esgotamento. Agora, você pode imaginar onde fica a vontade de transar neste momento? E essa não é a única perda, já que muitos problemas físicos e emocionais começam a acontecer.

Continua após publicidade

Então minha cara, se você reconhece que tem andado muito estressada ultimamente, é preciso rever como você está organizando sua vida e olhar que escolhas tem feito. Muitas vezes vamos vivendo sem nos dar conta de que estamos abrindo mão de coisas muito importantes e que nos dão prazer, paz, satisfação, inclusive de coisas que não teremos outra chance de viver. O bom sexo não é possível se você não der espaço e condições em sua vida para que ele aconteça.

Tome providências para limitar os"leões" que aprecem em sua vida e veja como pode buscar apoio para domar os que já estão por aí!

Pequenos prazeres e cuidados consigo, mudanças de hábitos como uma alimentação melhor e a prática de exercícios físicos, reservar um tempo só para si e também para estar a sós com o seu par, tirar férias ou pelo menos curtir os finais de semana, são atitudes que nos colocam em contato com o prazer. Consequentemente, você estará se ajudando a ter uma vida sexual melhor!

Continua após publicidade