Estresse faz engordar?

por Patricia Davidson Haiat

O estresse pode ser físico, emocional, psicológico, ambiental, infeccioso ou uma combinação de todos eles.

Continua após publicidade

O problema é que nos dias de hoje, essa reação pode se tornar crônica. Assim ela deixa de ser benéfica e faz com que estejamos automatizados a liberar os hormônios do estresse sem parar, trazendo consequências como aumento da pressão, aumento de peso, estafa, diabetes etc.

O cortisol é o principal hormônio liberado em situações de estresse, que possui interferência direta no acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. O cortisol também está envolvido no aumento da necessidade por doces, retenção de água e sódio, baixa energia, irritabilidade, compulsão alimentar, hiperglicemia (nível de açúcar no sangue acima do normal) e fraqueza.

Alimentos e bebidas agem como estimulantes e são grande causa do estresse:

• O álcool é um dos maiores causadores do estresse. Muita gente bebe para combater o estresse, mas na verdade estão se prejudicando, pois o álcool em combinação com o estresse é mortal. O álcool estimula a liberação de adrenalina aumentando a tensão nervosa, a irritabilidade e a insônia. Em excesso, estimula o acúmulo de gordura no coração e reduz a função imunológica. Reduz a capacidade do figado em lidar com as toxinas do organismo, fazendo com que essas permaneçam, trazendo danos.

Continua após publicidade

• Café, chá (preto), chocolate, refrigerantes tipo cola, ice-tea aumentam a liberação de adrenalina e consequentemente o nível de estresse. Esgotam as glândulas adrenais responsáveis por lidar com o estresse. Aumentam o peso por alterar o metabolismo, especialmente quando combinados com uma dieta ruim.

• Gordura saturada, frituras e gordura trans principalmente. Aumentam o colesterol e limitam a assimilação de gorduras boas para o funcionamento cerebral.

• Sal. Aumenta a pressão arterial. Não é só o sal de cozinha que é prejudicial, são também os alimentos industrializados como os temperos prontos: Arisco®, Sazón® Aji-no-moto®, sopas desidratadas, caldos e estratos concentrados, amaciantes de carne, catchup, mostarda, maionese, molho de soja, molho inglês, extrato de tomate etc. Salgadinhos industrializados: chips, amendoim, coxinha, pastel etc.

Continua após publicidade

• Doce é uma fonte vazia de nutrientes. Aumenta a energia a curto prazo, levando à exaustão da glândula defensora do estresse, causando exaustão, baixa concentração, irritabilidade e depressão.

• Carne vermelha: aumenta a ansiedade e o estresse.

Dieta equilibrada é essencial para manter a saúde e reduzir o estresse

Aipo: 4 talos ao dia. Reduzem a liberação de hormônios do estresse que promovem o estreitamento dos vasos. Contém nutrientes que acalmam (niacinamida). Usar 1 talo antes de dormir para ajudar no sono.

Gengibre: melhora a digestão, aumentando a absorção dos nutrientes. Utilize-o na forma de chá.

Arroz e grãos integrais: auxilia na síntese de serotonina, melhorando o humor e aliviando o estresse.

Repolho: rico em vitaminas antioxidantes (A, C , E, betacaroteno e Selênio) que combatem os radicais livres produzidos pelo estresse e ajudam na fabricação da serotonina – melhora do humor!

Pepino: tonifica o fígado, melhora a circulação de hormônios, o humor e combate o estresse. Acrescente em sucos, junto com o aipo.

Frutas ricas em antioxidantes, como por exemplo, limão, laranja, tangerina, abacaxi, amora, romã e açai são importantes nutrientes para estimular o sistema imunológico.

Alho: ajuda na eliminação de toxinas do organismo melhorando o fluxo de hormônios, o estresse e o humor. Tem atividade antibiótica, antifúngica, antiviral, provoca melhora da pressão arterial e colesterol.

Chás: nutrem o sistema nervoso e glandular. Camomila, erva-cidreira, ginseng, alcaçuz, valeriana e maracujá.

Sementes de girassol: ricas em vitaminas do complexo B, zinco, potássio. Repõe os nutrientes perdidos com o estresse.

Amêndoas: ricas em magnésio, que é importante para o funcionamento da glândula responsável por lidar com o estresse. Baixos níveis do mineral se manifestam com tensão nervosa, ansiedade, irritabilidade e insônia. Deixe-as de molho de véspera para facilitar a digestão.

Semente de gergelim: ricas em zinco. A necessidade por zinco aumenta em momentos de tensão, é importante para a produção de serotonina.

Aveia rica em fibras solúveis que controlam o aumento do açúcar no sangue, melhora a concentração e controla dores de cabeça.