Atitudes positivas ajudam a minimizar impacto do estresse pós-traumático

Enxergar novas possibilidades mesmo em meio a situações catastróficas facilita recuperação do bem-estar individual, orienta a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

Além de danos materiais, físicos ou financeiros, recentes acontecimentos como a crise econômica, enchentes no Nordeste, queda do avião da Air France podem provocar outros problemas que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas que vivenciam essas situações, como o estresse pós-traumático.

Continua após publicidade

"Isso ocorre quando o indivíduo enfrenta momentos de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, como demissões, acidentes, mortes, incêndios, catástrofes, desastres, assaltos, agressões ou qualquer outra situação forte que desencadeie intensa reação emocional e psicológica", explica Sâmia Simurro, psicóloga e vice-presidente ABQV.

Segundo Sâmia, o estresse pós-traumático pode ser melhor superado através do adequado acompanhamento psicológico onde se incentiva a pessoa a "enxergar" novas possibilidades em meio à situação indesejável vivenciada.

"Por meio da estabilização do humor, levantamento dos recursos individuais de enfrentamento disponíveis e da reconstrução da situação com foco nas novas alternativas de resolução ou enfrentamento do problema, é possível minimizar o impacto psicológico do incidente ao qual a pessoa foi exposta", comenta.

Sinais do estresse pós-traumático

Continua após publicidade

O estresse pós-traumático reduz a habilidade pessoal de encontrar alternativas de resolução em meio a situações difíceis, tanto no momento em que ocorrem quanto no período posterior. Fatores psicológicos individuais, depressão, ansiedade, entre outros, podem facilitar o aparecimento ou agravamento do problema.

Formas de manifestação do estresse pós-traumático

Físicas: suor excessivo, tontura, aumento de pressão, tontura ou aceleração dos batimentos cardíacos);

Continua após publicidade

Cognitivas: confusão mental, dificuldade de tomar decisões ou desorientação;

Emocionais: estado de choque emocional, raiva excessiva, medo, desesperança ou desamparo;

Comportamentais: inapetência, diminuição nos autocuidados ou isolamento social.

Outros comportamentos que podem identificar a ocorrência de estress pós-traumático são: visualizações constantes e recorrentes da situação do trauma, sonhos repetidos, dificuldades de memória, lembranças persistentes, automedicação, abuso de álcool, hostilidade de difícil controle, apatia ou, em alguns casos, ataques de pânico ou fobias.

"O estresse pós-traumático tem forte impacto na qualidade de vida do indivíduo, pois é causado por eventos que afetam profundamente o cotidiano da pessoa, desestabilizando todas as áreas de sua vida", conclui a psicóloga.