Eu sou fumante e ele não . Por isso nós brigamos. O que fazer?

por Anette Lewin

"Estou com três meses de namoro, porém já conversamos pela internet há quase um ano. Ela morava em Viçosa e eu em Palmas. Atualmente estamos em Palmas. O problema é que eu sou fumante e TODOS OS DIAS há um comentário ou briga por conta disso. Alguma sugestão?"

Continua após publicidade

Resposta: Entramos aqui num campo bastante polemico que é o das drogas lícitas, ou seja, cigarro e álcool.

Teoricamente, o cigarro é uma droga ainda moderadamente tolerada pela sociedade. Embora haja um movimento no sentido de restringí-lo cada vez mais em lugares públicos, seu uso dentro de casa vai depender de uma negociação entre aqueles que convivem no local. E você vai ter que decidir o que pesa mais em sua vida, o cigarro ou seu namorado. Sim, porque o risco de perdê-lo para o cigarro existe sim! Principalmente porque o cigarro contamina o ambiente e não apenas seu organismo; a nicotina prejudica quem está a seu lado e não apenas você; o cheiro do cigarro invade as narinas de quem está por perto, apesar de você fumante nem percebê-lo, por ter seu olfato diminuído em função dos anos de fumo. Esses fatores, por si só, são suficientes para afastar uma não fumante de você.

Se você é dependente do cigarro, só você mesmo pode decidir se quer ou não quer parar de fumar. Caso não queira, deve assumir os riscos e as perdas que a dependência traz. Caso tenha vontade de parar e não consiga, existem tratamentos ou grupos de ajuda.

Lembre-se que mesmo que seu namorado acabe aceitando que você fume, qualquer relacionamento acaba a médio prazo exigindo algum nível de renúncia. Nenhuma relação sobrevive a uma atitude de "faço apenas o que gosto".

Continua após publicidade

Assim, se você não renunciar ao cigarro, deverá certamente renunciar a outros "prazeres" pessoais em função de seu companheiro. Deverá procurar prazeres que agradem aos dois. Está preparada para isso? Se não estiver, talvez nem valha a pena brigar pelo cigarro uma vez que ele é apenas o primeiro elo de uma corrente de concessões que um relacionamento exige.