Para quem está acima do peso, começar com musculação é o ideal

por Simone Sarti

"Sou completamente omissa comigo mesma. Aos quarenta anos, estou trinta quilos acima do meu peso, tenho 1,58 e peso 87 quilos e ainda tenho um quadro de hipotiroidismo."

Continua após publicidade

Resposta: Quem está muito acima do peso, deve em primeiro lugar, saber exatamente por que está nessa situação. Passe por uma consulta médica para descartar problemas metabólicos.

O hipotireoidismo, por exemplo, que você citou, é uma dessas doenças que tem relação com o ganho de peso, se não estiver bem controlado.

Afastando esses problemas, diferentemente do que se diz por aí, o indivíduo obeso deve começar a fazer musculação. Isso mesmo, trabalho com pesos para fortalecimento, pelas seguintes razões: o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico diário, e ao mesmo tempo, o músculo fortalecido protege as articulações, diminuindo o risco de lesões e o efeito do impacto sobre elas.

Devemos então proceder da seguinte maneira:

Continua após publicidade

a) Passar pelo médico. Além da consulta, aproveitar e fazer também uma avaliação física e postural;

b) Não esquecer o controle alimentar. É muito importante consultar um nutricionista. Se não for possível, tente pelo menos melhorar a qualidade da alimentação, deixando de lado (mesmo!) as gorduras e os açúcares e consumir alimentos nutritivos. Outra dica é colocar no prato, 20% a menos da quantidade de costume;

c) Começar o programa de fortalecimento, que deve ser um programa básico, que trabalhe principalmente os grandes grupos musculares, com objetivo de melhorar a resistência muscular localizada;

Continua após publicidade

d) Começar uma atividade aeróbia, sem abandonar a musculação. Após umas 6 semanas de treino de fortalecimento, você poderá iniciar também o treino aeróbio. Se resolver iniciar os dois ao mesmo tempo, comece devagar e procure alternar o dia das atividades, por exemplo: segundas, quartas e sextas, o treino localizado e terças, quintas e sábados, os aeróbios que pode ser na bicicleta, natação, nos aparelhos elípticos, esteiras ou caminhadas ao ar livre.

Outra dica importante é não fazer grandes planos. Trace pequenas metas. Ao invés de pensar “preciso emagrecer 20 kg”, tente assim, “ durante este mês,vou emagrecer de 1 a 2 kg . Comemore esse resultado e aí faça o seu segundo plano.

Pequenos objetivos são mais fáceis de atingir e nos deixam mais motivados. O resultado final pode demorar um pouco mais, porém é mais garantido.