imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Existe problema em trabalhar a mesma região muscular todos os dias?

Na fisioterapia, em muitos casos, exercita-se diariamente o músculo lesado

01 jan, 2016

por Milena Liste

"Malho de 4 a 5 dias na semana e meus treinos são divididos em membros superiores e inferiores. Porém, faço extensão de coxa todos os dias."

Me pergunto qual a razão de você exercitar a extensão de coxa diariamente. O problema vai ser no futuro, pois se você exercitar demais, poderá desgastar a articulação do joelho e da patela. Isso chama-se, respectivamente, de artrose de joelho e condromalacia patelar.

Não é regra não exercitar o mesmo músculo diariamente

Na fisioterapia, em muitos casos, exercita-se diariamente o músculo lesado ao qual necessita ser reabilitado para as funções diárias. Para andar, a extensão de coxa é o principal músculo.

No caso o músculo da coxa, que faz a extensão da perna, se a pessoa o lesou, deve sim exercitar todos os dias terapeuticamente.

Na Educação Física, você pode malhar todos os dias um músculo desde que haja um objetivo específico, como por exemplo, um jogador de futebol amador (de finais de semana), que para manter se em forma nos chutes, dribles e corridas ou arranques, usa a coxa para tais funções. Daí , se exercita a partir de vários estímulos, como força (para o chute propriamente dito), potência (para as corridas de arranques e dribles), resistência (para aguentar ficar em pé e correndo durante toda partida) diariamente.

Agora, chegar na academia e realizar o fortalecimento do músculo da coxa, sem objetivo aparente, não vejo necessidade, visto que a pessoa já se exercita em outras modalidades.


Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. A professora de Educação Física e Fisioterapeuta, Milena Imaizumi, responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.



O que você achou do novo Vya Estelar?