Leg press, o exercício para as pernas, é o vilão das academias

Da Redação

Durante o verão as academias ficam lotadas de homens e mulheres em busca de um corpo perfeito. Porém, o que muita gente não sabe é que um dos exercícios mais praticados para deixar as pernas bonitas e definidas, o "leg press", pode causar sérias lesões no quadril. O alerta é feito pelo ortopedista Giancarlo Polesello.

Continua após publicidade

O "leg press" (foto) é um exercício no qual a pessoa se senta sobre um aparelho e usa as pernas para empurrar uma carga. 

Para ser bem executada, a flexão das pernas é feita de forma exagerada, ou seja, a pessoa deixa o peso voltar demais e o joelho chegar bem próximo ao tórax. O especialista explica que esse movimento machuca internamente o quadril e a maioria das pessoas só percebe os efeitos quando começa a sentir dores. "Depois que a lesão aconteceu é difícil conseguir tratá-la apenas com fisioterapia. Em muitos casos é necessário passar por cirurgia", explica Polesello.

Como praticar o "leg press" de forma correta?

Resposta: Evite dobrar o quadril demasiadamente, procurando não fazer movimentos tipo "joelho no tórax".

Continua após publicidade

O ortopedista também ressalta que o exercício é perigoso mesmo quando executado de forma correta. "Muita gente não faz idéia de que esse exercício é prejudicial, pois são estimuladas a fazê-lo nas academias".

Por que mesmo sendo feito corretamente ele pode ser prejudicial para o quadril?

Porque a mecânica intrínseca do exercício, ou seja, a ergonomia da máquina do "leg press" facilita o excesso de movimento inadequado.

Continua após publicidade

Então o certo seria aboli-lo?

Resposta: Talvez o certo fosse aboli-lo mesmo… não vejo como bom falar isso, pois pode soar agressivo demais.

Existe outra alternativa para 'malhar' as pernas que seja mais saudável?

Resposta: Existe sim: fazer agachamento com pesos, evitando exceder 90 graus de flexão entre o quadril e o tronco. Esse ângulo é seguro quanto a conflitos entre o colo femoral e o osso da bacia, chamado acetábulo. Ângulos maiores que esse podem proporcionar conflitos entre essas estruturas, machucando as partes moles que ficam "pinçadas" entre esses ossos.

Primeiros sinais

Segundo o especialista, diante das primeiras dores, o aluno deve suspender a atividade física e procurar um ortopedista. O tratamento varia de acordo com o quadro do paciente e pode ser feito por meio de medicamentos, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.

Fonte: Dr. Giancarlo Polesello, ortopedista do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo e membro fundador da International Society for Hip Arthroscopy (ISHA).