Exercícios específicos para os seios e ‘músculo do tchau’

por Simone Sarti

Podemos chamar de pontos críticos, determinadas regiões do corpo da mulher que geneticamente possuem uma maior tendência ao acúmulo de gordura e também uma maior dificuldade em se obter resultados estéticos. Daí a necessidade de se dar um pouco mais de atenção a essas regiões na hora de montar um programa de exercícios. Além disso, são musculaturas pouco utilizadas para as tarefas do dia-a-dia e portanto mais flácidas.

Continua após publicidade

Seios

As mamas são constituídas basicamente de gordura (uma gordura sexual especifica) e não possuem músculos, portanto o exercício físico não vai influenciar diretamente na sua estética. Não existe um exercício para os seios. O que se deve fazer são os exercícios de fortalecimento da musculatura responsável pela sustentação das mamas (músculos peitorais) e exercícios posturais (musculatura dorsal e dos ombros). Assim, pode se conseguir uma melhora na sua forma e posição. Para que a mama não aumente pelo excesso de gordura, deve-se cuidar também da alimentação, mantendo-a equilibrada e pouco calórica. As séries de exercícios, como supino, crucifixo e supino com halter (peitorais) por exemplo; podem ser de resistência com repetições e cargas adequadas de acordo com as características de cada individuo.

Tríceps: o músculo do tchau

Essa musculatura se encontra na região posterior do braço e como é pouco utilizada torna-se flácida com muita facilidade. É popularmente conhecida como o músculo do 'tchau', pois costuma-se brincar dizendo que ao levantar o braço para acenar para alguém, o músculo irá 'balançar' notando-se facilmente sua flacidez. Na montagem do treino feminino é preciso dar ênfase a essa musculatura, ou seja, para que haja aumento no volume de massa muscular. Deve-se inserir exercícios do tipo tríceps-testa, tríceps no puxador. O objetivo é hipertrofiar esse músculo, deixando-o mais firme e com melhor forma.

Continua após publicidade

Fique tranquilo que seu professor de educação física saberá traduzir esses 'palavrões': supino, tríceps-testa. Só ele conhece o seu corpo para especificar séries, cargas e repetições, porque isso varia de acordo com cada pessoa. Baseado nesses dados, peça para ele montar um treino com esses objetivos.