DESTAQUES

Prática de Pilates exige cuidados

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Pilates tem metodologia própria e complexa

por Simone Sarti

A prática de Pilates virou frisson, uma espécie de panacéia para as ziquiziras do corpo estressado.

No entanto, sua prática exige cuidados que dissertarei no decorrer do texto.

"Nós temos que tentar alcançar constantemente, corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade" Joseph Pilates

O método Pilates ou Contrologia é um sistema de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920, com uma abordagem que considera o homem na sua totalidade: corpo-mente-espírito e associados a princípios de resistência e força usados na antiga Grécia e pelo povo espartano.

Em 1934, Joseph Pilates escreve seu livro "Your Health" e nele define assim ,a contrologia : "É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicado a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo"

São mais de 500 exercícios feitos em aparelhos específicos, que exigem grande concentração e consciência corporal. É uma busca constante pela excelência e pelo total controle do próprio corpo. Sem preocupação com a hipertrofia muscular, desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade, revigora e proporciona o domínio da mente sobre o controle do seu corpo. Promove grande flexibilidade, força e equilíbrio muscular.

As aulas são tranqüilas, os movimentos são feitos com poucas repetições, mas exigem esforço e muita concentração, tornando-os mais eficientes. Dessa forma, o praticante não os realiza de forma automática.

Os exercícios têm maior foco nas regiões abdominal, dorsal e lombar (denominada "centro de força") e também é dada muita importância à respiração.

O método pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e todos os níveis de condição física, desde o sedentário, até o atleta de alto nível. É indicado para melhora do condicionamento e também para reabilitação. Segundo seus professores, em algumas semanas já é possível observar resultados. As aulas são individuais ou em pequenos grupos, para poder ser melhor direcionada às necessidades de cada aluno.

Quesitos necessários para ministrar ministrar Pilates

Pilates tem metodologia própria e complexa e aparelhos e equipamentos bem diferenciados. A garantia de eficiência nos resultados está na técnica correta e na precisão com que se realiza os exercícios e, para que isso ocorra, há a necessidade de acompanhamento constante de um profissional com vasto conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano e que deve ser obrigatoriamente formado em educação física ou fisioterapia.

O representante da autêntica Contrologia no Brasil é o The Pilates Studio®, portanto se você for começar a praticar, seria interessante verificar se o local é franqueado pelo The Pilates Studio®, e se o instrutor é graduado em Educação Física ou Fisioterapia e se tem seu certificado de Pilates assinado por Romana Kryzanowska (foi aluna pessoal e sucessora direta de J.Pilates), por Sari Mejia ou Inélia Garcia (diretora do Centro de Certificação do Brasil).

Os professores para conseguirem essa certificação, passam por um curso extenso, criterioso e aprofundado no assunto, por testes práticos e centenas de horas de estágio (um mínimo de 600 horas); passam por reciclagem anual obrigatória, assim como os estabelecimentos franqueados.

Como surgiram muitas correntes alternativas, ou instrutores que por fazerem cursos de final de semana (workshops) se consideram aptos, é importante verificar sempre a procedência, a formação e a veracidade dos profissionais.

Como qualquer atividade, é fundamental a avaliação física/médica antes do início da mesma, para que o professor tenha todos os dados para formular da melhor forma o seu programa de exercícios.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.