Ter expectativa nos rouba o momento presente

por Saulo Fong

A expectativa é um pensamento direcionado ao futuro que nos rouba o momento presente. Ela é muitas vezes a causa do sentimento de ansiedade vivenciado por muitas pessoas. A mente dessas pessoas teme o que está por vir e tenta projetar esse temor ou controlá-lo através de pensamentos direcionados ao futuro.

Continua após publicidade

Quando não há expectativa ou ela é baixa e o acontecimento é percebido como "melhor" (ou positivo), a expectativa pode ocorrer acompanhada de um sentimento de euforia e alegria.

Por outro lado, a expectativa pode também ser a causa do sentimento de frustração, principalmente quando o evento projetado no futuro não corresponde com o fato acontecido.

Existem inúmeras variáveis que afetam as consequências de nossas escolhas. Muitas dessas variáveis não estão no escopo de nossa consciência e muito menos estão sob o nosso controle. Tomar consciência e aceitar este fato é essencial para se alcançar a paz e não ser afetado pela ansiedade e frustrações criada pelos pensamentos futuros.

Duas dicas para lidar com as expectativas

Continua após publicidade

A primeira dica para lidar com as expectativas é refletir sobre o que você tem real controle sobre sua vida. Apesar de alguns autores, filosofias e treinamentos motivacionais venderem a ideia de que você tem total controle sobre sua vida, essa ideia é uma mera ilusão. Basta se questionar: você tem controle absoluto das batidas do seu coração? Você tem controle absoluto sobre o sistema digestivo do seu corpo? Você tem controle absoluto sobre sua respiração? Se até mesmo sobre nossos corpos, nosso controle é parcial imagine sobre aquilo que está além de nossos corpos. Talvez, tenhamos controle sobre nossas escolhas (pelo menos daquelas que fazemos conscientemente), mas não temos nenhum controle sobre as consequências dessas escolhas.

A segunda dica é tomar consciência de nosso papel nos inúmeros sistemas que atuam ao nosso redor. Não somos seres isolados e independentes do mundo e das pessoas à nossa volta. Também não somos totalmente dependentes desses sistemas, mas somos interdependentes, ou seja, nossas ações influenciam os sistemas que estamos inseridos assim como os sistemas influenciam nossas ações. É essa consciência que gera um outro sentimento importante para alcançar a plenitude: o de pertencimento.

O pertencimento a algo maior é o que considero o verdadeiro sentimento de fé. Não é a fé que projeta o futuro do jeito que desejamos, mas sim a fé que traz a certeza de que o presente é aquilo que merecemos.

Continua após publicidade