Como expor minhas fantasias sem magoar o parceiro

por Marisa Micheloti

Neste artigo a sexóloga e psicóloga Marisa Micheloti diz que criatividade, bom humor, confiança, ousadia e brincadeiras formam a receita ideal para pôr em prática todas suas fantasias e minimizar os conflitos sexuais. Portanto, nada de tensão e cobranças. Siga o caminho da leveza. Agora, uma boa leitura e bom proveito na vida a dois!

Continua após publicidade

Depois de casados ou mesmo por um longo tempo namorando, são freqüentes as reclamações de rotina, inclusive na vida sexual.

Parece que os parceiros já sabem de cor e salteado o que vai acontecer. Não há novidades, não há motivação, muita energia é gasta na concentração para poder se chegar ao êxtase final, isso quando se chega.

Os dois percebem o que está acontecendo mas preferem não falar nada, até por medo de magoar o parceiro ou a parceira.

Esses sentimentos são desencadeados através de diversos aspectos e em todos os papéis que o relacionamento está submetido. O papel sexual não está isento de conviver com os desgastes do dia-a-dia.

Continua após publicidade

Principais dúvidas sobre a falta de desejo

Nessas horas muitas dúvidas passam pela cabeça: "Será que não sou mais tão interessante?"; "Será que meu parceiro tem outra?"; "Gostaria tanto que ela fizesse isso, mas como falar sem ela me achar um pervertido?" E muitas outras questões que podem gerar tensão entre o casal.

Surgem os frutos de uma baixa auto-estima por mais um insucesso: a vida sexual.
Muitas vezes têm-se novas idéias, desejos e fantasias, mas o medo de concretizá-las, de expor sua intimidade e sentir-se ridicularizado é maior.

Continua após publicidade

Cinco técnicas para colocar em prática toda a criatividade sem desrespeitar o parceiro (a)

1º) É necessário superar algumas barreiras e preconceitos, que por muitas vezes podem ser só suas, ou melhor, você pensa que ele (a) não irá gostar, mas quando tenta percebe que o outro adorou, ou que ele sempre quis fazer mas também não teve coragem de se posicionar.

2º) As pessoas dão-se conta de que o tempo juntos não é fator determinante de total intimidade. Diálogos abertos sobre o assunto ou joguinhos do tipo "quem manda nesse espaço sexual hoje sou eu" podem ser uma boa introdução para você poder praticar novas possibilidades e desejos reprimidos pela vergonha ou medo da crítica.

3º) O lado lúdico possibilita a expressão dos desejos enraizados no campo tenso relacional da rotina. O humor facilita o relaxamento e a descontração direcionando a uma
performance menos exigente.

4º) Não tenha medo de ousar. Quando existe amor, mas principalmente o respeito, tudo pode ser prazeroso e divertido. Muitas vezes o outro só está esperando uma iniciativa sua e vice-versa. Caso contrário, cria-se o impasse e a impossibilidade de se viver momentos felizes.

Se sua idéia ou desejo não for aceito, tudo bem, pense que você criou um espaço novo para que novas possibilidades acontecessem e as relações precisam nutrir-se de renovação.

5º) Tenha confiança e pense no prazer que o outro também pode obter a partir de suas fantasias, quando há o respeito pelos limites da pessoa que está com você, esta fica mais à vontade para poder trocar experiências mais íntimas.

E lembre-se, toda intimidade leva a um intenso momento de ternura que garante a possibilidade de uma relação mais madura e um indivíduo mais fortalecido para encarar as mudanças e exigências do dia a dia agitado