Como conseguir expor meus sentimentos e melhorar minha autoestima?

por Eduardo Ferreira Santos

"Sou muito insegura, fechada e não consigo falar sobre meus sentimentos. Sou confusa, ciumenta e me sinto feia, por mais que meu namorado e outras pessoas digam que seja linda. O que faço para tirar essas coisas da cabeça?"

Continua após publicidade

Resposta: O problema central que ocorre com você é a questão da INSEGURANÇA que domina a sua personalidade.

Na verdade, todos nascemos dependentes e frágeis, necessitando de outras pessoas até mesmo para a própria sobrevivência física.

Com o desenvolvimento e a aprendizagem aprendemos a ser quem somos, o que pensamos, o que sentimos, o que percebemos.

Quando há distorções ao longo deste nosso desenvolvimento, devido a diversos fatores como traumas, sensação de abandono, conceitos distorcidos que nos são apresentados, podemos, dependendo de fatores genéticos/biológicos ainda não muito bem esclarecidos, desenvolver uma personalidade frágil, mantida "presa" na infantilidade, como se ainda fôssemos aquela criança indefesa que um dia realmente fomos.

Continua após publicidade

A sucessão de desacertos ao longo da vida, principalmente na adolescência, só fazem cristalizar mais e mais essa situação e, por fim, nos tornamos prisioneiros de uma INSEGURANÇA absoluta que nos impede de crescer e adquirir os valores reais que um adulto deve ter.

A resolução para isso tudo é evidentemente uma boa psicoterapia que possa "desatar os nós" conscientes e inconscientes que impedem a livre fluência de sua personalidade e de seu direito de EXISTIR no mundo!