DESTAQUES

Mantenha sua autoestima em alta!

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Relacionar-se bem requer uma boa dose de generosidade

por Anette Lewin

"Como posso ser uma pessoa mais segura, com autoestima e manter um relacionamento estável?"

Resposta: Antes de mais nada, é preciso cuidar da sua autoestima pessoal: revisar seus valores, suas escolhas, suas crenças. Quem não se conhece e não se aceita, dificilmente poderá conhecer ou aceitar o outro.

Depois é necessário entender que nem sempre suas escolhas ou pensamentos são idênticos aos do seu parceiro. Nem sempre o que você gosta é o que ele gosta.

No início de um relacionamento, em geral, existe a sensação que ambos gostam das mesmas coisas. Mentira! O fato é que no início do relacionamento ambos estão se esforçando muito para não decepcionar o outro e qualquer atividade é bem tolerada, mesmo um filme policial para as mulheres ou filme romântico para os homens. Isso acontece em função da cegueira criada pela paixão. Mas isso não dura para sempre!

Portanto, se depois de algum tempo você descobrir que vocês não são tão iguais assim, não se decepcione! Aceite a individualidade de seu parceiro, respeite-a e procure descobrir coisas de que ambos gostem de verdade. É um exercício constante para manter um relacionamento seguro. Por fim, lembre-se que relacionar-se bem requer uma boa dose de generosidade. As cartilhas românticas sempre apontam o que você ganha com o amor e nunca o que você perde ou tem que dividir.

Cabe a você fazer um levantamento de quando é hora de receber e quando é hora de dar. Sem discutir a relação toda hora, apenas através dos bens mais preciosos que temos e devemos preservar: sensibilidade e bom senso.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Qual o preço de se buscar a perfeição?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.