Medo de falhar na ‘hora h’? Saiba o que fazer

por Sandra Vasques

"O que posso fazer para controlar o medo de falhar na hora 'h'? Fico nervoso, preocupado em falhar e não tenho ereção, mas sinto muito desejo e tesão pela minha namorada."

Continua após publicidade

Resposta: Nervosismo mais preocupação é igual a muita ansiedade, que leva a uma descarga de adrenalina na circulação sanguínea. Quando ela chega ao pênis, simplesmente desmonta todo o esquema preparado para garantir a ereção. Veja que contraditório, o medo de falhar, acaba levando, de verdade, à falha. Mesmo havendo desejo e tesão, se o nervosismo é grande, é inevitável que as coisas não caminhem como se gostaria.

O que pode agravar, é que, mesmo o homem afirmando que tem todo esse desejo, a namorada pode não acreditar, ficar insegura, achando que o namorado já não está tão interessado. Daí, a cada falha é um grande tumulto, e então o medo de falhar fica maior ainda e vira uma grande roda viva. Mas o risco da relação balançar por má interpretação da garota, poderia diminuir se ela pudesse entender; e para isso o namorado precisaria explicar melhor o que está acontecendo.

É verdade que existem mulheres que até acreditam no desejo do parceiro, mas ficam frustradas e impacientes por não conseguirem a penetração no ato sexual. De qualquer forma, a colaboração da parceira, certamente é de especial importância. Se ela entender que a falha na ereção não tem a ver com desejo, mas com uma reação química do organismo a uma ansiedade incontrolável do rapaz e se souber que é um problema que tem solução, pode ter mais tranquilidade no trato do problema e ajudar muito. Se ele tiver um foco a menos de tensão, pode facilitar a resolução da disfunção.

Quanto ao que fazer para controlar o medo, aqui vão algumas dicas

Continua após publicidade

– Quando estiver com uma garota, com a intenção de transar, você tem que estar inteiro com ela. O que quero dizer é que muitas vezes partes de você estão como que em uma plateia, assistindo a transa e dando palpites, como, " faça direito!; "você tem que ser o melhor!"; "será que é certo você estar aqui transando com ela?"; "será que ela vai gostar?". Enfim pensamentos que são resultado de sua insegurança quanto ao desempenho, dúvidas mal resolvidas, valores que você tem e que não combinam com o que está fazendo, entre outros. Mas enfim, esses pensamentos roubam a atenção que você deveria dar para as suas sensações.

– Ou então, você fica tão ligado em seu pênis, se ele vai funcionar direito, que também tira a atenção de onde ela deveria estar. Seu pênis vai funcionar e cumprir sua missão direitinho se você deixá-lo em paz.

– Ou seja, divirta-se com sua namorada, se é isso que você realmente quer fazer.

Continua após publicidade

– Concentre-se nas sensações, carícias, sinta o calor da pele, os movimentos do corpo, os sabores, texturas, deixe rolar as fantasias. Se você se divertir e curtir, seu pênis, como consequência de toda essa excitação, vai se preparar todo entusiasmado para próxima etapa da penetração, que é um complemento e não toda a história.

Por fim, devo colocar que sempre que há disfunção erétil – falha na ereção – ou qualquer outra alteração no funcionamento dos genitais, é indicado procurar um urologista para verificar a existência de problemas físicos, que também é uma possibilidade.

Depois, se for constatado que está tudo em ordem, e você não conseguir resolver sozinho a dificuldade, o próximo passo é procurar um psicólogo. Se for necessário, um médico poderá prescrever medicações para diminuir a ansiedade ou para tratar outros tipos de problemas que forem constados. Divirta-se e tenha sucesso.