Procura emprego? Cuidado com as falsas assessorias de RH

por Roberto Santos

"Após 20 anos de trabalho, fiquei desempregada sem estar atualizada com os procedimentos de busca de emprego. Fui chamada por uma empresa de assessoria em RH que queria me cobrar R$ 920,00 para fazer todo o trabalho de link das empresas comigo. Esta forma de buscar emprego é normal, visto que há muito tempo eu os buscava nas agências sem pagar nada."

Continua após publicidade

Resposta: Fuja de empresas deste tipo de falsa "assessoria em RH" que já estiveram nas manchetes há pouco tempo, como "arapucas" que aproveitam a necessidade ou desespero de pessoas desempregadas para vender promessas de emprego que nunca se realizam.

Se a empresa for séria, ela poderá vender serviços de orientação para você preparar um currículo ou se preparar para entrevistas, o que é legítimo, mas se vier com promessas de encaminhá-la para empregos e até prometer um — desconfie!

As empresas contratam agências de emprego e assessorias em recrutamento e seleção e pagam pelo serviço de encontrar os candidatos certos para as vagas certas, logo não cabe a esses candidatos pagarem pelo serviço que elas já estão recebendo. Hoje a busca de emprego via sites da Internet é o caminho mais seguro e utilizado, não apenas aqueles de empresas que lhe interessem como alguns sites abertos que não cobram nada, além dos "velhos" anúncios em jornais que também pedem para enviar seu CV ou preencher ficha online.