Falta de cuidado com a aparência: quais podem ser as possíveis causas?

por Eduardo Ferreira Santos

"Pode ser sinal de algum transtorno psíquico? Não sinto vontade de me arrumar muito e tenho preguiça de fazer unha, mas me sinto muito mal em ser assim. Como posso fazer para mudar?"

Continua após publicidade

Resposta: Essa falta de cuidado pessoal pode ter várias causas, mas a principal delas pode ser um processo tênue de depressão, manifestado nesse seu desinteresse por si própria.

É importante, também, verificar no que implica essa situação, pois certamente suas relações pessoais, de trabalho e estudo devem estar comprometidas também.

Minha sugestão, a priori, é que você procure um especialista (um psiquiatra que também avalie aspectos psicológicos) e faça uma avaliação mais completa de seu estado de ânimo.

Lembre-se que o corpo reflete o estado da "alma" e, certamente, você deve estar também descuidando de outros aspectos de sua vida. Imagino que você esteja se descuidando de sua vida de maneira geral, como ocorre em processos depressivos leves.

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.