Fama, reputação e prestígio: formas de expressão da imagem pública

por Dulce Magalhães

Nossa imagem pública é um patrimônio que precisa ser bem gerenciado.

Continua após publicidade

Muitas de nossas oportunidades ou impossibilidades decorrem da forma como somos percebidos pelo outro. Não é um assunto que deva preocupar apenas artistas, atletas e políticos, pois se trata da forma como somos vistos pelo mundo ao nosso redor.

Em termos de imagem pública podemos desenvolver três formas de expressão: fama, reputação e prestígio.

Algumas vezes essas três projeções estão juntas, porém na maioria dos casos o que temos é uma ou duas delas em ação. Vejamos quais são as diferenças essenciais entre elas:

Fama

Continua após publicidade

Renome; notoriedade; glória. (in Aurélio). A fama é a forma mais fácil de ser reconhecida, pois não depende de habilidades ou julgamentos de valor. Famoso é aquele que é popularmente conhecido. Pode ser numa esfera local, nacional ou internacional. A fama decorre de uma exposição pública e quanto mais abrangente for a mídia dessa exposição, maior será a fama. Porém, por ser desprovida de juízo de valor, a fama é dada indiscriminadamente, para quem tem talento, para quem alcança um sucesso, para quem realiza uma proeza, para quem comete um crime ou uma atrocidade. A fama simplesmente destaca o que é, sem que isso esteja ligado a um sentimento de admiração ou estima, necessariamente. Fernanda Montenegro é famosa, pois é muito conhecida, porém sua fama é fruto de seu talento extraordinário. Madonna é um case de fama, entretanto sua popularidade decorre de uma complexa estratégia de exposição de sua irreverente personalidade, isso está em outra esfera, não decorre dos talentos que a Madonna tem, mas, especialmente, da forma como seu comportamento provoca reações públicas.

Fernandinho Beiramar é famoso, principalmente pela superexposição da mídia a seu respeito, contudo sua fama não é fruto de um conjunto de qualidades apreciadas e sim pelo exercício de poder e pela liderança que ele coloca na condução do crime.

Reputação

Continua após publicidade

1. Conceito em que é tido alguém. 2. Fama, celebridade. (in Aurélio). A reputação, como sinônimo de fama, é ser conhecido ou reconhecido, porém vai além da fama, pois já se faz algum julgamento; se caracteriza por uma característica, qualidade (positiva ou negativa) ou nuance de caráter. Ou seja, é produto de um conceito, da ideia que fazemos daquela pessoa. Reputações são feitas, mantidas, elevadas ou perdidas. É algo tangível, no sentido que é possível mensurar ou definir a reputação de alguém.

A reputação é fruto do conjunto de nossas habilidades, atividades e relacionamentos. Ivo Pitangui tem uma reputação internacional como cirurgião plástico por sua maestria profissional. César Cielo obteve sua reputação através de sua performance, por ser um tricampeão mundial e o maior nadador da história da natação brasileira. José Dirceu, o ex Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, ganhou reputação de pessoa sem escrúpulos pelo caso do mensalão e pela sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal e prisão.

Reputação é a forma como somos percebidos e não depende de fama. Todos temos alguma reputação, um conceito pelo qual somos conhecidos. Muitos se preocupam com a ideia de ter uma reputação a zelar, porém é preciso ter clareza de qual a reputação que estamos propagando, antes mesmo de pensar em mantê-la. A questão é que a reputação é mutável, tanto quanto nossa trajetória de vida também se modifica. É preciso aprimorar valores e qualidades pessoais para aprimorar a reputação. Isso sim é zelar por sua imagem.

Prestígio

1. Superioridade ou influência pessoal baseada no bom êxito ou no valor e aceita pela maioria. (in Aurélio). Podemos ser famosos por tolices ou obter reputações duvidosas, porém o prestígio só pode ser alcançado pelo reconhecimento de qualidades inegáveis. É fruto do exercício de um talento valorizado, com resultados claros e performance de excelência. Ayrton Senna obteve um prestígio tão consistente que persiste após 20 anos de sua morte. Seu talento e resultados marcam de forma indelével a imagem que temos dele. O prestígio é tão poderoso que mesmo com uma reputação abalada, temos que reconhecer o talento excepcional daquele indivíduo, como no caso de Maradona, que mesmo após o seu envolvimento com drogas, que afetou profundamente sua reputação (sem diminuir sua fama, ao contrário), ainda mantém prestígio como um dos grandes jogadores de futebol. Melhor ter o prestígio de Pelé, que alia fama, boa reputação e habilidades extraordinárias. Considerando tudo, qual será o seu esforço em termos de imagem pública?