Fazer esteira todos os dias faz mal para os ossos?

por Milena Liste

Resposta: No seu caso, recomendo para você apenas caminhar. Com o passar das semanas, o corpo irá pedir para aumentar o ritmo, seja em distância ou tempo. Pelo objetivo e por segurança, você deve caminhar.

Continua após publicidade

Benefícios de realizar esteira

Para aumentar a densidade óssea e prevenir osteoporose ou combater osteopenia no quadril (cabeça , tronco e colo do fêmur ) e nas articulações do coluna lombar, a caminhada ou caminhada na esteira diariamente são perfeitas.

Se você já tem o costume de caminhar sem ou com esteira diariamente, tudo bem. Mas SE VOCÊ NÃO TEM, provavelmente você ganhará uma lesão tendinea (tendinite ou tendinipatia) no calcanhar ou joelhos.

Se você quer emagrecer, por que não realizar 3 x na semana e intercalar com exercícios musculares (como a musculação ou ginástica localizada) ou aquáticos (natação ou hidroginastica ) outros 3 dias e descansar 1 dia?

Continua após publicidade

Além do mais, o que emagrece é a diminuição de ingestão de calorias e aumentos de queima de calorias, em outras palavras: comer menos.

Outro ponto importante é o volume: por exemplo, se você já caminha e vai fazer todos os dias, pode fazer um treinamento periodizado, isto é, a cada semana você muda o tempo e velocidade.

Na semana (1):30' a 4,5km/h. Na semana (2):20' a 5,5 km/h. Na semana (3) repete a semana (1) e na semana (4), repete a (2). Somente um exemplo.

Continua após publicidade

Outra observação: aquecer uns 5' de caminhada bem lenta na esteira a 2 a 3km/h. Alongar depois as panturrilhas, coxas e posteriores de coxas.

Então, esteira todos os dias para quê?