Tenho medo da felicidade passar… E agora?

por Rosemeire Zago

"Estou com uma angústia, estou muito feliz, mas tenho medo desta felicidade passar. Sinto insegurança com um novo relacionamento, uma vontade louca de vê-lo, de ficar conversando. Não gosto de me sentir assim…"

Continua após publicidade

Resposta: Por mais que as pessoas busquem tanto a felicidade, é muito comum sentir medo de ser feliz. Isso muitas vezes têm origem em crenças aprendidas desde quando se era criança.

Frases como: “Se rir muito hoje, vai chorar amanhã”, “Toda felicidade tem seu preço”, entre outras, que ouvimos desde criança, podem ficar registradas no inconsciente e surgir em situações em que se sente feliz, como se você não fosse merecedora.

Outro fator que pode acontecer é de você se sentir feliz, mas algo dentro de você pode estar dizendo que não é esse o caminho, o que pode justificar sua angústia. Não se sente angústia quando se está em paz.

Para aumentar sua segurança é imprescindível o autoconhecimento, identificando quais são seus valores, e não aqueles que são de outras pessoas, o que você quer para você, ter consciência de seu valor, potencial, capacidade… Enfim, que você saiba quem é você, sem a interferência ou julgamentos de outras pessoas.

Continua após publicidade

Será que o que você está sentindo está sendo gerado por crenças no que aprendeu durante sua vida? Ou será sua intuição lhe indicando e alertando que esse não é o melhor caminho? Ou, simplesmente, esse medo da felicidade passar é fruto de sua insegurança? Para responder essa pergunta é importante que você seja muito honesta consigo mesma e avalie as situações buscando as respostas.