Saboreie as iguarias das festas juninas sem ganhar peso

Da Redação

O mês de junho chegou e com ele vem as festas juninas, que fazem parte das comemorações tradicionais no calendário brasileiro. Durante esse período são festejados os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Porém, mais do que um evento de caráter religioso, essas festas são admiradas principalmente por seus variados e saborosos quitutes.

Continua após publicidade

Entre os mais comuns estão o bolo de fubá, a canjica, pipoca, amendoim, pé-de-moleque e paçoca; além dos doces caseiros de batata roxa, abóbora e a cocada.Que todos eles são uma delícia, não há dúvidas. Mas é preciso ficar sempre atento às quantidades consumidas de cada um desses alimentos. Moderação é imprescindível durante as festas juninas!

Abaixo, uma tabela com as calorias desses alimentos. O amendoim por exemplo é o mais calórico, a canjica e o milho cozido são mais lights.

Alimentos

Calorias

Continua após publicidade

Amendoim

570 kcal (por 100 gramas)

Arroz doce

Continua após publicidade

169.33 kcal (por 100 gramas)

Bolo de fubá

341.60 kcal (por 100 gramas)

Canjica

105,16 Kcal (por 100 gramas)

Churrasco (pão com carne)

Pão francês = 130 kcal (por 50 gramas)

Bife de carne = 175.18 kcal (por 100 gramas)

Cocada

370 kcal (por 100 gramas)

Curau

116,27 kcal (por 100 gramas)

Cuscuz

184 kcal (por 100 gramas)

Doce de abóbora

406 kcal (por 100 gramas)

Doce de batata roxa

406 kcal (por 100 gramas)

Milho cozido

108 kcal (por 100 gramas)

Paçoca

418 kcal (por 100 gramas)

Pé de moleque

451.23 kcal (por 100 gramas)

Pinhão cozido

170 kcal (por 100 gramas)

Quentão

294.53 kcal (por 100 gramas)

As calorias acima indicadas são apenas para orientação. Aliadas a um trabalho de reeducação alimentar, esse tipo de tabela de calorias nos orienta a comer de tudo, sem precisarmos perder nada de gostoso que as festas juninas têm a nos oferecer, e a viver em paz com a saúde e seu corpo.

Regrinhas para não ganhar peso na 'balada junina'

– A tradicional recomendação “faça cinco refeições ao dia” é fundamental para que você, ao chegar à festa, não coma todos os quitutes que passarem em sua frente. Não deixe de comer durante o dia, pensando que assim poderá comer mais na festa. Estas compensações definitivamente não funcionam, além de trazer prejuízos à saúde. Mas se sentir aquela fome antes de ir à festa, tome um copo de iogurte ou uma vitamina de leite com polpa de fruta, que é muito saudável. Você se sentirá satisfeito e não terá vontade de comer tudo o que encontrar pela frente;

– Não pule nenhuma refeição durante o dia, para tentar compensar o que foi consumido em excesso nas festas; muitas horas sem comer aumenta a sensação de fome. *Pular refeições antes ou depois da festa com o objetivo de evitar ganho de peso é um erro. O ideal é comer 4 a 5 refeições ao dia, sempre pouca quantidade. Quando comemos refeições muito fartas o estômago fica dilatado, cabendo cada vez mais volume. Com isso só sentimos saciedade após comer muita comida. Comendo pouco e “à prestação”, o estômago fica com um volume pequeno, e sentimos saciedade com quantidades muito menores de comida

– Você viu a tabela acima e mais abaixo tem outra tabela combinando algumas iguarias com a soma das calorias de ambas. Assim você pode escolher bem o alimento que será consumido;

– Coma beber devagar, para gerar a sensação de saciedade;

– Dê sempre uma pausa entre os alimentos. Brinque, dance se divirta mais um pouco até o próximo quitute;

– Não exagere no consumo.

Espiga de milho e churrasco são boas opções para iniciar

A espiga de milho ou o churrasco são boas opções para iniciar. O milho é um dos alimentos menos calóricos. Se puder dispensar o pão do churrasco, melhor ainda, pois você economizará calorias para mais tarde. O quentão não pode faltar, mas cuidado! As calorias são bastante altas.

Doces

Controle as quantidades, e lembre-se você está saboreando e não se fartando. Se você estiver em processo de emagrecimento, opte pelos itens menos calóricos, mas dê preferência àquilo que você gosta. Curau e um pedaço pequeno de pé-de-moleque, por exemplo são combinações gostosas.

Se está com o peso ideal, as regras continuam sendo as mesmas. Porém, há a possibilidade de aumentar a variedade de quitutes. Tome quentão, coma churrasco com pão, uma porção de pinhão ou o milho cozido. Na hora dos doces, duas porções são o suficiente ou, se preferir, abra mão do quentão e coma três doces. A cocada e doce de abóbora são dois exemplos de doces ricos em açúcar; por isso as calorias são muito altas. Se você não morre de amores por eles, prefira o arroz doce, que também é muito gostoso ou a canjica com o pé-de-moleque.

Veja algumas combinações e escolha a sua. Mas lembre-se: carboidrato à noite é sempre uma dose “extra” de calorias, pois esse é um horário de pouca atividade.

Churrasco : pão com carne (305 kcal) + Curau (184 kcal) = 489 kcal

Cuscuz (184 kcal) + Canjica (105 kcal) = 289 kcal

Milho (108 kcal) + Arroz doce (169 kcal) = 277 kcal

Pipoca (418 kcal) + Quentão (294 kcal) = 712 kcal

Fonte: Dra. Maria Cecília Corsi (CRN-3: 1346) é nutricionista especializada em Nutrição Clínica