DESTAQUES

Como ajudar minha filha já adulta a ter etiqueta à mesa?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Aprendemos muito por imitação ou por admiração

por Blenda de Oliveira

"Como ajudar minha filha de 23 anos - linda, simpática e inteligente - a tomar consciência de que precisa melhorar em questões de etiqueta à mesa? Minha família nunca deu muito valor a essas coisas, mas tenho lido a respeito e vejo que nos comportamos como ogros, às vezes. Quando falo sobre isso, quase sempre acham que estou com frescura."

Resposta: Sabe ter boa educação à mesa é uma das coisas que mais fala sobre outros hábitos de uma pessoa.

As etiquetas não precisam ser exageradas ou afetadas, mas quando realizadas de uma maneira natural mostram generosidade e atenção ao outro, por isso é uma boa alternativa segui-las e implementá-las.

Três dicas de etiqueta à mesa

1ª) Sua filha só poderá incorporar os bons hábitos se toda a família também participar. Então comece por você e devagar, com paciência vá ensinando e mostrando as vantagens de ter educação no momento das refeições.

2ª) Procure frequentar lugares em que a etiqueta é importante. Aprendemos muito por imitação ou por admiração.

3ª) Você pode começar buscando pôr à mesa e servir a comida de uma forma bonita e bem cuidada. Essa mudança pode ser bem divertida, não precisa querer mudar tudo de uma vez, aos poucos você vai fazendo e eles vão observando.

Claro que eles acham frescura, afinal foi sempre assim, mas logo poderão ver que sentar à mesa para jantar é um momento que pode ser muito agradável!

Boa sorte e boas mudanças!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.