DESTAQUES

Minha filha tenta inverter os papéis e me trata como filha. O que fazer?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Inversões de papéis dentro de uma família não se constroem de uma hora para outra

por Blenda de Oliveira

"Gostaria de saber como lidar com minha filha adolescente de 19 anos. Ela tenta inverter os papéis controlando meus horários quando saio. Ela liga toda hora e se faz de sofredora por que está sozinha em casa. Mas, quando está com o namorado, não me liga."

Resposta: Talvez você precise ser mais objetiva em suas atitudes. O que isso quer dizer? Como fazer isso?

1º) Não a deixe controlar.

2º) Organize sempre suas saídas e deixe antes tudo muito claro.

3º) Se aguentar não atenda todas as ligações ou se atender seja muito breve.

4º) Sua filha precisa crescer e para crescer qualquer pessoa necessita saber com clareza o seu lugar. Sua posição não é negociável e nenhum filho tem qualquer direito de ditar a vida dos pais, assim como você não poderá ditar a vida dela daqui um tempo (aliás já não consegue hoje). Ela tem 19 anos e por algum motivo aprendeu e teve bastante chance de pôr em prática arte do controle sobre você. Coragem e firmeza agora serão necessárias para mudar essa situação.

5º) Reflita sobre alguns pontos: O que ocorreu na sua relação com ela desde o nascimento? Sente-se culpada por algo? Como foi cuidar dela? Estava só? Contava com um companheiro? Desde quando percebe que esse controle se acirrou. São algumas das questões que podem ajudar a refletir sobre os acontecimentos que estiveram e estão presentes na dinâmica da relação entre você e sua filha.

Se puder, busque um terapeuta familiar para que possam discutir juntas as razões que estão no substrato desse controle. As inversões de papéis dentro da família não se constroem de uma hora para outra. Há situações, pessoas, culpas, dúvidas e dívidas que por vezes fazem com que os pais se sintam incapazes de exercerem sua autoridade de força.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.