Meu filho me culpa e me agride por ter me separado. O que faço?

por Blenda de Oliveira

"Sou divorciada há oito anos. Meu filho sofreu muito, pois tem adoração pelo pai e até hoje, mesmo tendo 20 anos, sofre influência dele. Isso me faz sofrer muito, pois ele grita que me odeia e já me agrediu fisicamente. Em outros momentos quando fica longe do pai, ele é um doce: faz faculdade, me ajuda nos afazeres domésticos, saimos juntos… enfim, vivemos normal. Como conquistar o amor do meu filho que insiste em não amadurecer?"

Continua após publicidade

Resposta: Antes de qualquer coisa, é preciso que diga ao seu filho – um rapaz quase adulto – que reconhece suas razões para sentir-se tão inconformado, mas não admitirá maus tratos, de forma nenhuma! Essa é uma regra inegociável.

Você é mãe e separar-se não é um crime, portanto não merece esse tipo de tratamento. Experimente conversar com ele quando estiverem nos momentos de mais calma e sugira: se para ele é tão difícil… que tal passar uma temporada com o pai?

Segundo ponto, ele tem claro as razões da separação?

Provavelmente, idealizava a família e considera que você seja culpada por ter desfeito o "lar feliz". Ele já é bastante crescido para ter esse tipo de comportamento e continuar insistindo nisso pode atarpalhar sua vida profissional e amorosa no futuro.

Continua após publicidade

Lembre-se que ele está preso a uma situação muito regredida, precisa de ajuda psicoterapêutica. Aliás, vocês precisam de ajuda. Entretanto, procure não alimentar a ideia de que ele não a ama, não se trata disso. Trata-se de uma questão dele e que provavelmente, pela proximidade com você e por se sentir mais à vontade, termina demonstrando os sentimentos de raiva, desamparo e inconformismo para você.

A melhor forma de lidar com essa situação é não se submeter aos ataques dele, pois fica parecendo que se sente em dívida com ele e, portanto, culpada a ponto de tolerar ser mal tratada. Segure o leme, pois esse navio é seu! Ou seja, sua vida vai além do vínculo com seu filho; busque se cuidar física e emocionalmente; faça algo que te realize. Boa sorte!