Filmes para poder superar momentos difíceis

por Edson Toledo

Neste início de ano, muitos leitores tirarão férias, seja da escola, do trabalho… Então, resolvi dar uma colaboração que contribuirá para aqueles momentos em que você queira juntar diversão com aprendizagem.

Continua após publicidade

Para tais momentos recorro a uma lista, embora antiga, proposta por Rashid (2006) da Universidade da Pensilvânia em que ele sugere uma seleção de filmes que poderão ser um coringa para aqueles momentos em que você leitor queira ampliar seu repertório, e sendo prático, penso que será fácil você acessar por algum meio eletrônico essas sugestões e muitas outras mais recentes.

Para facilitar ela foi dividida por tema e subtema:

1. Sabedoria e conhecimento – características cognitivas fortes que possibilitam a aquisição e o uso de novos conhecimentos.

Criatividade – Pensar em formas novas e produtivas de fazer as coisas: Amadeus (1984), Shine (1996).

Continua após publicidade

Curiosidade – Desenvolver interesse em tudo o que acontece: O céu de outubro (1999), O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001).

Postura aberta – Refletir sobre as coisas e examiná-las de todos os pontos de vista: Terra de ninguém (2001).

Amor por aprender – Dominar novas habilidades, tópicos e corpos de conhecimento: Billy Elliot (2000), Uma Mente brilhante (2001).

Continua após publicidade

Perspectiva (sabedoria) – Ser capaz de oferecer orientação sábia aos outros: O advogado do diabo (1997), Beleza americana (1999).

2. Coragem – Qualidades emocionais que envolvem o exercício da vontade para atingir objetivos em face da oposição, externa ou interna.

Bravura – Não recuar diante da ameaça, do desafio, da dificuldade ou da dor: A lista de Schindler (1993), Tempo de recomeçar (2001).

Persistência (perseverança) – Finalizar o que se começou, persistir no rumo independentemente dos obstáculos: O piano (1993), Lendas da Vida (2000).

Integridade (autenticidade, honestidade): Falar verdade e se apresentar de forma verdadeira: Questão de honra (1992), Erin Brockovich – uma mulher de talento (2000).

3. Humanidade – Qualidades interpessoais que envolvem tomar conta e fazer amizades com outras pessoas.

Amor – Valorizar relacionamentos íntimos com outros, especialmente aqueles nos quais há solidariedade e cuidado mútuos; ser próximo das pessoas: Minha bela dama (1964), Doutor Jivago (1965), O paciente inglês (1996), A escolha de Sofia (1982), As pontes de Madison (1995).

Gentileza (generosidade, carinho, cuidado, compaixão, amor altruísta) – Fazer favores e boas ações para os outros; ajudá-los: Melhor impossível (1997), Regras da vida (1999), Promise (1986).

Inteligência social (inteligência emocional, inteligência pessoal) – Estar ciente dos próprios sentimentos e motivações, bem como das dos outros; saber o que fazer para se adaptar a diferentes situações sociais; fazer o que motiva as pessoas: Conduzindo Miss Daisy (1989), Filhos do silêncio (1986), K-Pax – o caminho da luz (2001), Os cinco sentidos (2001).

4. Justiça – Qualidades cívicas que estão por trás de uma vida saudável em comunidade.

Cidadania (responsabilidade social lealdade, trabalho em equipe) – Trabalhar bem com um membro de um grupo ou equipe; ser leal ao grupo; fazer a sua parte: Tempo de despertar (1990), Los Angeles – cidade proibida (1997), Encontrando Forrester (2001).

Imparcialidade – Tratar todas as pessoas segundo as mesmas noções de imparcialidade e justiça; não deixar que os sentimentos pessoais distorçam as decisões com relação aos outros; dar a todo mundo uma chance igual: Filadélfia (1993), O clube do imperador (2002).

Liderança – Estimular um grupo do qual se é membro para fazer as coisas e, ao mesmo tempo, manter boas relações dentro do grupo; organizar atividades coletivas e garantir que elas aconteçam: Lawrence da Árabia (1962), Dança com lobos (1990).

5. Temperança – Qualidades que protegem contra excessos.

Perdão e compaixão – Perdoar os que erraram; aceitar as falhas dos outros; dar uma segunda chance às pessoas; não ser vingativo: Gente como a gente (1980), Laços de ternura (1983), Os últimos passos de um homem (1995), A corrente do bem (2000).

Humildade/modéstia – Deixar que as suas realizações falem por si; não buscar ser o centro; não se considerar mais especial do que se é: Gandhi (1982), O pequeno Buda (1994).

Prudência – Ser cuidadoso em relação às próprias escolhas; não correr riscos indevidos; não dizer nem fazer coisas de que possa se arrepender depois: Razão e sensibilidade (1995).
Autorregulação (autocontrole) – Regular o que se faz e se sente; ser disciplinado; controlar os próprios apetites e emoções: Forrest Gump – o contador de histórias (1994).

6. Transcendência – Qualidades que forjam conexões com o universo mais amplo e proporcionam sentido.

Apreciação da beleza e excelência (admiração, deleite, elevação) – Observar e apreciar a beleza, a excelência e o desempenho habilidoso em todos os domínios da vida, desde a natureza, as artes, a matemática e a ciência até a experiência cotidiana: Entre dois amores (1985), As cores do paraíso (2000).

Gratidão – Estar ciente e agradecido pelas coisas boas que acontecem; tirar tempo para expressar agradecimentos: Tomates verdes fritos (1991), Sunshine, o despertar de um século (2000).

Esperança (otimismo, mente voltada ao futuro, orientação para o futuro) – Esperar o melhor no futuro e trabalhar para atingi-lo; acreditar que um bom futuro é algo que pode ser gerado: E o tempo levou… (1939), Gênio indomável (1997), A vida é bela (1998).

Humor (atitude lúdica) – Gostar de rir e fazer brincadeiras; levar sorrisos às outras pessoas, ver o lado leve; fazer piadas (não necessariamente contá-las): Patch Adams – o amor é indomável (1999).

Espiritualidade (religiosidade, fé, propósito) – Saber qual é o seu lugar no esquema mais amplo; ter crenças coerentes com relação ao propósito e ao sentido maiores da vida, que determinam a conduta e oferecem conforto: O Padre (1994), Contato (1997), O Apóstolo (1997).

Vitalidade (prazer, entusiasmo, energia) – ver a vida com entusiasmo e energia; não fazer as coisas pela metade ou sem entusiasmo, viver a vida como uma aventura, sentir-se vivo e ativado: Um estranho no ninho (1975), Cinema Paradiso (1988), Meu pé esquerdo (1993).

Como podemos ver a lista é grande, tem para todos os gostos, portanto fica aí minha contribuição. Espero que vocês leitores tenham excelentes férias.