Acnes: 10 mitos e verdades sobre suas causas

Da Redação

Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acne acomete mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, quase 80% da população jovem brasileira. Autoestima baixa e extrema timidez são alguns dos sintomas psicológicos causados pelos cravos e espinhas. Mas apesar de ser um mal bastante conhecido, há diversos mitos e equívocos envolvendo o tema. A dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Letícia Secco esclarece o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é a acne.

Continua após publicidade

1 – Ansiedade e estresse pioram a acne.

VERDADEIRO. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas.

2 – Chocolate provoca espinhas.

FALSO. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

Continua após publicidade

3 – Existem medicamentos que desencadeiam o processo acneico.

VERDADEIRO. Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticoides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.

4 – A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta.

Continua após publicidade

FALSO. Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nessa época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas, isso não significa que adultos não tenham acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico. Há casos ainda de espinhas em bebês e crianças, constituindo a acne infantil.

5 – Intestino preso e acne têm relação.

FALSO. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.

6 – O clima interfere na qualidade da pele.

VERDADEIRO. O suor no verão, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele.

7 – Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas.

VERDADEIRO. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.

8 – O sol ajuda no combate à acne.

FALSO. Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas.

9 – A poluição das cidades aumenta a probabilidade se desenvolver acne.

FALSO. A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionada à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros.

10 – Posso resolver meus problemas de acne apenas com limpeza da pele e pomadinhas.

FALSO. Existem diversas formas de combater as espinhas, dependendo da gravidade do problema e de quão avançada ela está. O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, antibióticos ou ácido retinóico. O tratamento oral é feito com antibióticos ou com retinóide. O retinoide oral para acne (substância derivada da vitamina A, conhecida como isotretinoína), reduz o tamanho das glândulas sebáceas e modifica a composição das gorduras contidas no sebo, além de reduzir a inflamação. O dermatologista é quem poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.

Fonte: Letícia Secco é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology, da European Academy of Dermatology and Venereology.