Vale a pena fingir orgasmo?

Por Arlete Gavranic

Nunca se falou tanto de prazer e orgasmo como nas duas últimas décadas. O orgasmo é uma intensa sensação de prazer sexual, e desligamento do meio externo, que dura entre 2 e 10 segundos, seguido de um gostoso relaxamento. Segundo Kinsey em seus famosos relatórios e pesquisas sobre sexo, 20 a 25% das mulheres não conseguem atingi-lo.

Continua após publicidade

Essa exaltação ao orgasmo passa a idéia – errônea – que esse prazer seja obrigatório em todas as relações sexuais. Fora o mito da feminilidade bem-resolvida de que todas as mulheres podem e devem ter orgasmos múltiplos.

Se para 25% das mulheres em média é frustrante não alcançar um único orgasmo, imagine a autodepreciação que muitas vivem com essa 'moda' de que a mulher up-to-date no sexo goza duas, três, quatro vezes… No contraponto, aquele papo machista entre homens dizendo que 'deram' cinco numa noite. Gente, quantidade não é sinônimo de qualidade.

Falta de orgasmo e orgasmo mútiplo

– A dificuldade de atingir o orgasmo (anorgasmia) pode estar ligada a conflitos emocionais, repressão, falta de educação sexual
– A maioria das mulheres que consegue atingir o orgasmo, só o atinge uma vez por relação, mas têm mulheres (não todas) que podem ter orgasmos múltiplos, às vezes, de menor intensidade
– Orgasmo múltiplo independe de treino, aprendizagem ou da qualidade de desempenho do parceiro

Continua após publicidade

Por que elas fingem?

Das muitas mulheres que já atendi nesses 18 anos como psicóloga e das que me escreveram e escrevem no Vya Estelar, constatei algumas razões:

– Muitas assistiram suas mães agredidas por falta de apetite sexual ou por serem desvalorizadas por não terem orgasmo
– Por busca de afeto queriam se tornar apreciadas/desejadas por seus parceiros, e passaram a 'ter' orgasmo para agradá-los
– Passaram a fingir que tinham conseguido chegar ao orgasmo, depois de serem ofendidas por seus parceiros, que insinuavam ir procurar outra mulher que os satisfizesse sexualmente – loucura ele achar que ela goza para ele
– Não quererem ser menos 'mulher' do que as outras
– Por estarem cansadas, bravas ou desinteressadas pelo parceiro, queriam que a relação acabasse logo – principalmente se ele costumava esperá-la ter o orgasmo para depois gozar
– Na tentativa de 'prender' o parceiro e por sentir o prazer dele ao 'vê-la gozar' enlouquecendo-o de tesão

Continua após publicidade

Mas temos aí dois sérios problemas, o primeiro é que enquanto elas fingem, não prestam a atenção no próprio corpo e no tesão, perdendo a oportunidade de exercitar seu autoconhecimento sexual.

O segundo é que seu parceiro pode perceber ou desconfiar e o fato de ter sido enganado pode ser motivo para a perda de confiança, pois se o orgasmo era farsa, será que o desejo e a vontade de estar junto também eram?

Pense bem antes de fingir. Sente e converse com seu parceiro para buscarem uma solução.
 

Vale a pena fingir orgasmo?

por Sandra Vasques

"Gostaria de saber se todo homem sabe quando a mulher finge orgasmo?"

Continua após publicidade

Resposta: Se uma mulher quiser fingir um orgasmo, realmente será bem difícil que o homem descubra. Afinal, a mulher pode simular desde o seu jeito de demonstrar o prazer que está sentindo, com gemidos e sussurros, até as contrações rítmicas da vagina. Já o homem, tem uma dificuldade muito maior de conseguir esse objetivo. Afinal, habitualmente, o orgasmo vem junto com a ejaculação, e então se pode comprovar que o mesmo aconteceu. Mas, o que a princípio pode parecer uma desvantagem masculina, na realidade, não é. Afinal, se o casal está junto, tendo uma relação sexual, o ideal é que aquele momento seja prazeroso para os dois. Fingir o orgasmo, é fingir que conseguiu sentir um prazer que realmente não existiu. Para quê? Será que você está fingindo para o homem, ou para você?

Por que a mulher finge orgasmo?

Há algumas situações que levam mulheres a fingir o orgasmo. Vamos ver algumas:

O casal pode trocar carícias, ficar intimamente juntos, excitar-se e até chegar à penetração, e no entanto o orgasmo não acontecer. A mulher, fica achando que falhou, que algo deu errado e quer de algum jeito consertar essa história. Mas, nem sempre é necessário se chegar ao orgasmo para que uma relação sexual seja gratificante e gostosa. Se isso ocorre esporadicamente, para que fingir que aconteceu?

Continua após publicidade

Outras vezes, a mulher tem dificuldades em conseguir chegar ao orgasmo, ou nunca chega, e acha que seu homem vai ficar muito chateado com isso e então finge para manter a tranquilidade e estabilidade do casal. Mas o problema real, não é tratado e assim, apesar do homem ficar em paz, a mulher fica sempre insatisfeita. E mais, ele não pode ter a oportunidade de apoiá-la para conseguir resolver a dificuldade.

Homens que realmente têm carinho e consideração por suas companheiras, poderão se sentir muito mal, enganados, se descobrem que elas não tiveram confiança para revelar a dificuldade. Assim, é melhor evitar que esse tipo de situação se arraste por muito tempo, pois quanto mais tempo passa, mais dificil fica para se falar e resolver. Além do tempo perdido de um prazer que poderia acontecer de verdade para os dois.

Em outras situações, o homem não consegue se relacionar com a mulher de um jeito, e num tempo que permita a ela excitar-se o suficiente para chegar ao orgasmo. A mulher até fala que precisa que ele faça diferente, mas ele parece ofender-se, ficar bravo ou magoado com a observação, como se estivesse sendo reprovado como homem. A mulher então, se retrai, deixa seu prazer em segundo plano, dando mais importância para agradar o homem, ou mesmo fica com medo de sua reação, e acaba fingindo. Esta é uma situação bem difícil, porque a mulher precisa passar a se gostar mais e dar mais importância para o próprio prazer, para tomar uma atitude.

Continua após publicidade

Existem muitas razões que levam mulheres a fingir o orgasmo. Mas existe uma muito importante para não se fingir: é um momento muito gostoso, que traz uma sensação muito positiva e prazerosa e que é um direito de toda mulher poder experimentar. Assim, será que vale a pena fingir o orgasmo? Uma boa alternativa – se existe uma dificuldade pessoal ou do casal para a mulher viver esse momento e parece difícil resolvê-la: é procurar ajuda de um psicólogo.