DESTAQUES

Fisioterapia auxilia quem precisa emagrecer

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Juliana Prestes Mancuso

A obesidade é o excesso de gordura no corpo que oferece risco à saúde. Essa aumenta o risco de diabetes tipo 2, doença coronária (como infarto do miocárdio), acidente vascular cerebral (derrame), alguns tipos de câncer (cólon, rim, útero, mama, e outros), apneia do sono (dificuldade para respirar durante o sono), doença da vesícula biliar e outras.

Uma maneira usada para verificar se existe excesso de peso é o índice de massa corporal (IMC). O IMC é um jeito inicial de checar se o peso está apropriado para a altura.

Calcule o seu IMC - Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal é o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado

IMC = Peso/altura X altura

Ex: Uma pessoa com 70 kg e com 1,70 de altura

IMC = 70/1,70 x 1,70

1,70 X 1,70 = 2,89

70 dividido por 2,89 = 24,2 portanto o IMC = 24,2

O IMC ideal para homens está na faixa entre 15 e 20, para as mulheres o IMC ideal entre 20 e 25. O IMC entre 25 e 29,9 indica excesso de peso. Com IMC a partir de 30, o indivíduo é chamado de obeso. Na medida em que a obesidade aumenta, foram criadas faixas para agrupar os pacientes por gravidade. Quanto maior a obesidade, maior será o risco de doenças que acompanham o excesso de gordura no corpo.

Emagrecimentos da ordem de 5% do peso do obeso, e até menores (4,5 kq ou menos em paciente de 90 kg), melhoram significativamente as doenças associadas ao excesso de peso. Pequenas mudanças de hábito trazem grandes benefícios.

Qualquer que seja o caminho a ser seguido, a escolha dos alimentos tem importância fundamental no tratamento do excesso de peso e obesidade. Mas é possível emagrecer sem mudanças no campo alimentar, introduzindo na “dieta” prática regular e supervisionada de exercícios físicos.

A fisioterapia auxilia quando a pessoa precisa emagrecer, mas não consegue manter ainda uma dieta saudável através da orientação e supervisão de exercícios que variam de uma simples caminhada na esteira, até grandes percursos *proprioceptivos no parque.

O programa fisioterapêutico engloba alguns aspectos básicos como:

- avaliações posturais e diagnósticos de maneira que possa se evitar dores e alterações musculoesqueléticas resultantes da sobrecarga assimétrica que a obesidade pode gerar sobre a coluna ou outras partes do corpo;

- introdução da atividade aeróbia (caminhada na esteira ou bicicleta ergométrica), melhora da expansão e capacidade pulmonar, melhora da condição cardiovascular e melhora do bem-estar geral.

Um grupo de pacientes pode se beneficiar ainda de tratamentos medicamentosos para emagrecer. Quando as alternativas menos invasivas falham, existem opções mais invasivas. Entre elas a introdução do balão intragástrico: balão de silicone colocado por endoscopia, preenchido com soro no interior do estômago do paciente e a cirurgia bariátrica - cirurgia de redução do tamanho do estômago. Essa foi a cirurgia feita pelo Faustão para emagrecer e não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Segundo o CFM, há necessidade de mais estudos e pesquisas que comprovem a eficácia da cirurgia e a segurança aos pacientes.

*São exercícios criados a partir de um determinado problema ou para um objetivo




Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

Ninguém é muita areia para o caminhão de ninguém. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.