DESTAQUES

Aplicação da fisioterapia em terapias alternativas

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Juliana Prestes Mancuso

Já abordei nesta coluna uma multiplicidade de aplicações em relação à fisioterapia. Mas ao contrário do que a maioria imagina, a fisioterapia abrange também algumas outras formas de terapia, como as alternativas.

Terapia alternativa é toda e qualquer forma de tratamento que difere dos meios tradicionais usados na medicina convencional, tais como remédios, cirurgias ou procedimentos invasivos considerados padrão para determinadas doenças; no tratamento dessas quando diagnosticadas por um médico, baseadas num código internacional (CID).

Embora se utilize o termo "alternativa", não se deve confundir com a medicina tradicional, que trata e visa a cura da "doença" descrita. Entretanto, a terapia alternativa trata da "pessoa" de maneira integral. Isto é, sempre olhando os aspectos físicos e emocionais da mesma, e acima de tudo, respeitando suas concepções de vida e crenças pessoais.

Os desequilíbrios na saúde e qualidade de vida de uma pessoa vistos sob a ótica da terapia alternativa são retratados através da avaliação dos pontos de reflexo (reflexologia/explico abaixo), acupuntura, *quiropraxia, etc.

As terapias ditas alternativas são aqueles procedimentos não exclusivos como acupuntura, **auriculoterapia, terapia por florais (de Bach ou Brasileiros), cromoterapia (explico abaixo), colorpuntura (explico abaixo), ***magnetoterapia, bandagens funcionais, reflexologia, iridologia (explico abaixo), aromaterapia (explico abaixo), terapia por cristais entre outras.

A fisioterapia se utiliza dessas técnicas visando sempre compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o corpo, a mente e o espírito. Ao compreender essa forma de viver, busca a harmonia entre esses elementos para obter resultados satisfatórios.

Terapia floral

A terapia floral é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o corpo físico, mas também os corpos energéticos sutis associados ao corpo físico. Tem a capacidade de reorganizar emoções que possam desencadear doenças. Aqui o ser humano é visto de forma integral em seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual; todos interligados e interdependentes funcionando como um sistema onde os desajustes ou desequilíbrios de um dos aspectos atingirão os demais.

Cromoterapia e colorpuntura

A cromoterapia é a ciência que utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. E a colorpuntura é a utilização das cores nos pontos de acupuntura, visando a harmonização e equilíbrio energético do ser humano.

Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5 mil anos no Oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coreia e Vietnã. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar. A acupuntura se refere à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Mas, na verdade, acupuntura é uma tradução incompleta da palavra chinesa Jin Huo (ou Tsen Tsio) que significa metal e fogo.

Para tornar uma longa história curta: os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemisia vulgaris, (mais conhecida como moxa ou moxabustão). Podem ainda ser estimulados por ventosas, pressão, estímulos elétricos e, mais recentemente, lasers, acutones (inserção de notas musicais nos pontos de acupuntura através de um aparelho chamado acutone), magnetos ou colorpuntura. Acupuntura e moxabustão fazem parte da chamada medicina tradicional chinesa que inclui ainda uma fitoterapia bastante sofisticada.

Fitoterapia

A fitoterapia, aliás, também é outra forma de terapia alternativa bastante utilizada na fisioterapia, seja na sua forma pura (terapia por ervas) como na forma de óleos essenciais para massagens ou usados em aparelhos próprios para aromaterapia.

Aromaterapia

É a arte e a ciência de utilizar os óleos essenciais e aromas das plantas como recurso terapêutico para as mais variadas doenças, desequilíbrios e problemas dos seres humanos. Os aromas exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes voláteis das folhas (alecrim), flores (camomila), cascas de frutas (limão), madeiras (cedro), raízes, etc.

Reflexologia

É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações dessas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas. As principais áreas reflexas trabalhadas são: as mãos (quiroreflexo ou reflexo palmar); os pés (reflexo podal ou reflexologia podal); as orelhas (reflexo auricular ou auriculoterapia); a coluna (reflexo vertebral ou quiropraxia); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial).

Iridologia

A iridologia é uma forma de diagnose (na etmologia: conhecer através da íris) na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite que se conheça as condições gerais de saúde baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Os praticantes dessa técnica se utilizam de "mapas da íris" ou ainda "cartas topográficas" que dividem a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicas do corpo humano.

Quiropraxia: Sistema terapêutico dedicado para corrigir mecanicamente, por meio da destreza manual do terapeuta, diversas deficiências orgânicas das articulações, músculos e coluna vertebral. Foi desenvolvida por David Daniel Palmer para fins do século de XIX.

Auriculoterapia: É uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha

Magnetoterapia: É uma terapia praticada pela medicina alternativa baseada na suposta influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano




Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.