DESTAQUES

Qual atividade física é a mais indicada para acabar com o efeito sanfona?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Para evitar o efeito sanfona é preciso malhar por toda a vida

por Simone Sarti

Resposta: O que provoca o efeito sanfona é o fato da pessoa engordar e emagrecer repetidas vezes, geralmente por causa de dietas radicais, muito restritivas. Ninguém consegue e nem deve, manter uma dieta assim por muito tempo, ou se manter a base de remédios moderadores do apetite. Então volta-se a comer mais, engordando novamente.

A primeira coisa a fazer é incorporar hábitos alimentares saudáveis, balanceados e hipocalóricos, baseados num programa nutricional para perda de peso. Em seguida e de fundamental importância, é iniciar o programa de exercícios físicos, que vai garantir a queima das calorias extras e que vai ser responsável pela manutenção do novo peso.

Que atividade então devo fazer ? Aquela que você vai fazer para o resto da vida!

As modalidades aeróbias, combinadas com exercícios de fortalecimento muscular são as melhores opções. Porém, no início você deve procurar aquela que seja principalmente do seu gosto, até você se habituar a ter esse horário e não substitui-lo por nada. Assim será mais difícil desistir. Então aos poucos poderá passar para as atividades mais adequadas a esse objetivo, pois a partir do momento que você criou o hábito da atividade física, seu organismo vai sentir falta dos exercícios e então, mesmo não sendo seus preferidos, você vai querer praticá-los pelo bem-estar que ele lhe proporciona.

Em resumo, o melhor exercício é aquele programado e praticado regurlarmente.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Amor: você considera sua relação frágil?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.