Existe algum exercício para enrijecer os seios?

por Simone Sarti

"Estou com 45 anos e meus seios estão ficando flácidos e caídos."

Continua após publicidade

Resposta: As mamas são constituídas basicamente de gordura e não possuem músculos, portanto o exercício físico não vai influenciar diretamente na sua estética. Não existe um exercício para os seios.

O que se pode fazer são os exercícios para a musculatura responsável pela sustentação das mamas, os músculos peitorais e também muito importante são os exercícios posturais, que vão trabalhar a musculatura dorsal e dos ombros, tecnicamente falando, principalmente no seu feixe posterior (deltoide posterior). A melhora da postura tem grande impacto no visual e na saúde. Os músculos fortalecidos mantêm a coluna ereta sem esforço evitando uma postura cifótica (corcunda) que dá a impressão dos seios estarem “olhando para baixo”.

Os exercícios devem ser feitos sempre contra uma resistência. Elásticos, pesinhos, barras ou nas máquinas de musculação. Assim pode-se conseguir uma melhora na sua forma e posição.

Para que a mama não aumente pelo excesso de gordura, cuide da alimentação, mantendo-a equilibrada e pouco calórica.

Continua após publicidade

Outra dica importante é sempre usar um top de ginástica que seja firme para dar boa sustentação e proteção as mamas evitando que a força da gravidade piore a situação.