Aquela música, aquele perfume lembram o ex e isso te deprime? Saiba como lidar

por Eduardo Yabusaki

Quando se rompe um relacionamento sem grandes traumas, ficam lembranças dos bons sentimentos, das experiências agradáveis e dos estímulos associados à convivência e construção afetiva entre o par.

Continua após publicidade

Por vezes associa-se a esses sentimentos uma música especial, um perfume ou objetos que foram marcados por predileção ou mesmo por terem sido significativos e especiais no relacionamento e que não se desfazem de imediato após seu término.

Essas lembranças exercem um papel importante para o relacionamento enquanto ativo. Ou seja, o significado dos sentimentos entre as partes se torna intenso no decorrer do relacionamento e se consolida em bem querer e atração.

Porém, nem sempre tudo caminha para a sua manutenção ou superação de dificuldades e conflitos que podem levar à sua ruptura, porém as lembranças permanecem. Vou listar algumas dicas para você poder lidar com esses estímulos associados aos bons momentos vividos na relação.

Cinco dicas para lidar com os estímulos que lembram o ex:

Continua após publicidade

1. Se possível, evite o contato com esses estímulos associados a boas lembranças (perfume, música e objetos).

2. Procure outros estímulos que não sejam associados ao relacionamento encerrado. Um perfume que seja de seu agrado, diferente do gerador de lembranças, outras músicas que lhe remetam a situações prazerosas diferentes.

3. Liberte seus sentimentos para que possa se envolver por outras pessoas, em princípio sem a necessidade de um envolvimento mais profundo.

Continua após publicidade

4. Permita-se curtir e aproveitar o envolvimento com outras pessoas sem a obrigatoriedade de se transformar em um relacionamento.

5. O tempo e um novo relacionamento certamente irão amenizar as lembranças do passado e essas serão substituídas por novas vivências e experiências agradáveis e prazerosas.

Relaxe e desfrute de tudo o que possa conhecer e desenvolver nas relações com pessoas novas e diferentes, não receie em se apaixonar ou amar novamente, solte-se e dê vasão aos seus sentimentos, e quem sabe, à paixão.